Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Vaguinho confirma primeiras mudanças da Reforma Administrativa

Criciúma
JORNAL 13.14.15 A INFRAESTRUTURA E AS OBRAS PARA 2025 EM CRICIUMA
Foto: Pedro Passos / Rádio Cidade em Dia

Criciúma

Vaguinho confirma primeiras mudanças da Reforma Administrativa

Alterações serão encaminhadas para apreciação da Câmara de Vereadores em 2025

O desmembramento da Diretoria de Trânsito e Transportes (DTT) e a criação de estruturas específicas para políticas de juventude e outra para tratar de Parceria Público-Privadas serão algumas das novidades da Reforma Administrativa de Vaguinho Espíndola, prefeito eleito de Criciúma. As novidades foram anunciadas em entrevista à Rádio Cidade em Dia na última terça-feira (3). Para que essas mudanças entrem em vigor, Vaguinho precisará encaminhá-las para apreciação da Câmara de Vereadores no ano que vem.

Uma das alterações será na DTT, que sofrerá um desmembramento. Essa estrutura ganhará também um novo espaço de atuação na região do bairro Pinheirinho. “Nós vamos criar uma divisão, a Superintendência de Trânsito na cidade. Todos os agentes de trânsito terão uma espécie de diretor e todas as funções serão delegadas a ele. Vamos manter a questão administrativa que vai cuidar da mobilidade, da engenharia de trânsito e, principalmente, do Plano de Mobilidade Urbana, que nós já estamos executando. Para a Superintendência de Trânsito, já estamos atrás de um local no bairro Pinheirinho, próximo às margens do trilho, porque com os agentes de trânsito entrando e saindo o tempo todo, nós daremos uma sensação de segurança também”, revelou.

Para incrementar a atuação dos agentes de trânsito, Vaguinho promete ainda um concurso público para o setor já no ano que vem. Além dessa mexida no setor que cuida do trânsito de Criciúma, os jovens da cidade terão espaço a partir da criação de uma Diretoria de Políticas da Juventude. Vaguinho também anunciou a criação de uma Diretoria que vai trabalhar diretamente com Parcerias Público-Privadas. O prefeito eleito entende que o município possui algumas ações do gênero que deram certo, como o Teatro Elias Angeloni, hoje dirigido pela 737, e a Estação Rodoviária, administrada pela Roteiros do Sul, e é preciso replicar em outros espaços da cidade, visando enxugar a máquina pública.

“As Parcerias Público-Privadas, para mim, são o que há de mais moderno na gestão pública. Você pode trazer expertise para dentro de uma área em que você é deficitário, consegue ter um poder de cobrança e fiscalização muito maior também. É claro que nem tudo dá para fazer PPP, como educação, saúde, segurança, social, enfim, mas em outras partes, eu acho que podemos, sim, trabalhar muito forte. Essa diretoria nasce com isso, porque você precisa dar a uma pessoa, a um profissional, o poder de cuidar disso”, completou Vaguinho.

Confira a íntegra da entrevista:

Os nomes que vão dirigir essas diretorias, porém, só serão anunciados nas próximas semanas. Antes, Vaguinho quer fechar o primeiro escalão do secretariado. Até aqui, ele já preencheu as secretarias geral de governo, governança, educação, saúde, fazenda, infraestrutura, além da presidência da Fundação Cultural.

Continue lendo






Publicidade

Leia também
Topo