Política
Vaguinho define próximos passos enquanto prefeito eleito de Criciúma
Candidato deve se reunir em breve com Ricardo Fabris, senadores e deputados
Depois das comemorações deste domingo (06), Vaguinho Espíndola (PSD) já tem pré-definido quais serão os seus próximos passos enquanto prefeito eleito de Criciúma. Nesses últimos meses de 2024, o pessedista deverá trabalhar na transição de governo junto ao prefeito interino – e se reunir, também, com deputados estaduais e federais para alinhar o recebimento de recursos para o ano que vem.
Em entrevista à Rádio Cidade em Dia, Vaguinho disse que deve se reunir nesta segunda ou terça-feira com o prefeito interino Ricardo Fabris (MDB), com quem ainda não conversou desde que foi eleito. O objetivo é inteirar dos fechamentos finais da Prefeitura de Criciúma para encaminhar as primeiras ações de 2025.
“Minha preocupação hoje é o orçamento da nossa cidade, porque tudo o que a gente projeta e fala só vai ser realizado se estivermos com o orçamento em dia”, disse Vaguinho. “Respeito o prefeito Fabris, que está na função dele e tem autonomia. Só precisamos, naturalmente, na transição, entender daqui para frente quais serão os próximos passos”, completou.
O prefeito eleito afirma ainda que, até o fim de 2024, deverá se reunir com deputados estaduais e federais para garantir o recebimento de emendas parlamentares. Criciúma, inclusive, passará a contar com mais uma representante no Congresso Nacional, visto que Geovania de Sá (PSDB) assume a cadeira de deputada federal até então ocupada por Carmen Zanotto (Cidadania) – eleita prefeita de Lages no pleito deste domingo.
“Outubro é o momento em que deputados federais e estaduais indicam emendas de orçamentos para 2025. Quero, já na próxima semana, ir a Brasília para visitar todos os senadores e deputados federais. Se reunir com todos os nossos deputados federais, o Ricardo Guidi [que foi seu adversário nas eleições] também. Há um compromisso por parte dele de mandar um recurso para Criciúma na área da saúde, e iremos pedir que esse compromisso seja selado”, afirmou.
Vaguinho disse que ainda não conversou sobre a montagem de seu governo para 2025. Não há nada definido sobre quem irá ocupar as secretarias de Saúde, Fazenda, Educação e todas as demais. No entanto, já há o planejamento de instalação de uma nova função na Prefeitura a partir do primeiro dia de mandato.
“Vamos implementar um modelo de compliance. Temos hoje um controle interno orçamentário de Criciúma, uma Procuradoria que faz toda a retaguarda jurídica. Mas esse modelo de compliance é um outro departamento, que navega por essas secretarias e faz um trabalho de prevenção para qualquer situação para que, na eventual possibilidade de qualquer denúncia, estar bem encaminhado aos órgãos de controle”, pontuou.