Política
Vereadora de Capivari de Baixo comenta sobre projetos aprovados e período pós-eleição
Bia Alves será assessora do deputado estadual Pepê Collaço (PP)
Por
Matheus Machado
Nesta quarta-feira (4), a vereadora de Capivari de Baixo Beatriz Alves (Podemos) concedeu uma entrevista exclusiva ao portal SCTodoDia. Ela, que recentemente concorreu à vice-prefeita do município, comentou sobre seu futuro na política e também sobre projetos de lei que estão tramitando no legislativo.
Primeiro ela falou sobre a aprovação do Projeto de Lei (PL) 15/2024, que proíbe o manuseio, utilização, a queima e soltura de fogos estampidos e de artifícios com barulho, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso na cidade. “A gente precisa conscientizar toda a população sobre os fogos com barulho. Ele causa crises nas crianças autistas, nos animais e pessoas com deficiências auditivas. Não é pela multa, e sim pela conscientização pelos problemas de saúde causados. Estamos aguardando a sansão da prefeita agora”, disse Bia. O projeto prevê multas para quem for pego soltando os artifícios e uma maior fiscalização, especialmente nos locais que promovem festas.
Além disso, ela é a responsável por um projeto que prevê cassação de alvarás de empresas envolvidas em práticas ilícitas segue para comissões. “Hoje acontecem muitos casos de furto no nosso município. Furto de baterias de caminhões, de portões e grades diariamente. O que acontece é que tem muitas pessoas que compram esses objetos. Acredito que aas pessoas furtam porque tem quem compre. Tem que acabar com isso. Segundo o projeto, se a polícia constatar que o item é oriundo de um furto naquela empresa, a pessoa terá 60 dias para defesa, mas pode ter seu alvará cassado, para acabar com essa prática de receptação”, explicou. Ela ainda acredita que “quem compra é mais culpado do que quem furta”.
Depois da eleição
Bia Alves, que concorreu como vice-prefeita na chapa de Expedito Michels (Republicanos), encerra seu mandato de 4 anos no legislativo em dezembro deste ano. Grata por todo apoio, ela falou sobre o período vivido após a eleição acirrada e seu futuro no ramo político.
“Meu sentimento é de gratidão aos mais de 4 mil votos. Eu entrei recentemente na política e na primeira eleição fui a vereadora mais votada. Agora junto com o Expedito fizemos essa votação com apenas 4 anos de trabalho. Isso mostra muito o reconhecimento das pessoas. Sou muito grata a todos e vou continuar trabalhando por Capivari com ou sem mandato”, falou.
A partir de 2025, Bia Alves será uma das assessoras do deputado estadual Pepê Collaço (PP).