PF aponta mensagens sobre voto de Toffoli no STF

Conversas entre Daniel Vorcaro e Fábio Faria, recuperadas pela PF, tratam de julgamento bilionário no Supremo

Ewertom Rodrigues

Publicado em: 13 de fevereiro de 2026

5 min.
Relatório da PF cita mensagens sobre possível mudança de voto de Toffoli em ação bilionária no STF

Relatório da PF cita mensagens sobre possível mudança de voto de Toffoli em ação bilionária no STF. - Foto: Reprodução/ Grupo SC Todo Dia

Mensagens recuperadas pela Polícia Federal (PF) no celular do empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, revelam conversas com o ex-ministro das Comunicações Fábio Faria sobre um julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF). O conteúdo consta em relatório encaminhado à Corte e envolve a ação indenizatória da Usina Alcídia, de Teodoro Sampaio (SP), relacionada ao controle de preços no setor sucroalcooleiro nas décadas de 1980 e 1990.

Segundo informações divulgadas pelo portal Metrópoles, Vorcaro teria mencionado, nas mensagens, a possibilidade de o ministro Dias Toffoli mudar o voto no processo.

O que consta no relatório da PF

De acordo com o material citado:

  • Vorcaro teria afirmado que Toffoli poderia alterar seu posicionamento na ação;
  • Ao ser questionado por Fábio Faria sobre a origem da informação, o empresário teria citado o advogado Carlos Vieira Filho;
  • Vieira Filho é apontado como especialista nesse tipo de causa e é filho do presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Antônio Vieira Fernandes.

O relatório encaminhado ao STF tem cerca de 200 páginas e integra o conjunto de investigações relacionadas ao Banco Master.

Tentativa de reaproximação

Ainda conforme o Metrópoles, antes de as investigações chegarem ao Supremo, Fábio Faria teria tentado reaproximar Daniel Vorcaro e o ministro Dias Toffoli.

O distanciamento teria ocorrido após Vorcaro adquirir, por meio de um fundo de investimentos, a participação atribuída a Toffoli no resort Tayayá. A fatia, registrada via Maridt Participações, foi vendida em setembro de 2021.

Faria teria organizado um encontro fora das dependências do STF, mas a reunião não teria resultado na reaproximação. Segundo o relato, Vorcaro teria ficado incomodado com um comentário feito por Toffoli envolvendo outro banqueiro.

Julgamento bilionário

O julgamento da ação envolvendo a Usina Alcídia terminou com a seguinte votação, conforme o portal:

  • A favor da usina: Edson Fachin, Kassio Nunes Marques e Dias Toffoli;
  • Votos vencidos: Gilmar Mendes e André Mendonça.

Com a decisão, a União deverá pagar aproximadamente R$ 1,5 bilhão à usina, com atualização pelo IPCA, do IBGE, além de juros de 0,5% ao ano.

A suspeita sobre o posicionamento de Toffoli também teria sido alimentada pelo fato de que, oito meses antes, o ministro votou contra interesses da Raízen Energia em processo descrito como semelhante. Segundo o Metrópoles, essa decisão resultou na perda de uma causa estimada em R$ 125,3 milhões, em valores corrigidos, para o banqueiro André Esteves.

Mudança na relatoria

Nesta semana, Dias Toffoli deixou a relatoria do caso Banco Master após a hipótese de suspeição ser levantada. O caso segue sob análise do Supremo Tribunal Federal.

Com informações Metrópoles.


FIQUE BEM INFORMADO:

📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe



× SCTODODIA Rádios