Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

“A minha gaita vou deixar como lembrança”: morre Dino Barp, aos 82 anos

Criciúma
Vídeo: Érik Borges / SCTodoDia
Foto: Érik Borges / SCTodoDia

Criciúma

“A minha gaita vou deixar como lembrança”: morre Dino Barp, aos 82 anos

Gaiteiro que por décadas reuniu centenas de amigos em seu rancho, será velado nesta terça-feira

Publicidade

Em fevereiro deste ano, a reportagem do SCTodoDia esteve na casa do Sr Dino Barp e da senhora Rita de Cássia Cividini Barp. Os dois casaram há 60 anos e contaram o segredo da longevidade de seis décadas de casamento. E Dino estava lá, ao lado da esposa, todo animado contando como conheceu a esposa, como a conquistou e toda a história do casal que se apaixonou ainda na juventude.

Na ocasião, também estava a neta dele e o genro, além da minha colega de reportagem que gravou vídeo do casal. Eu também não pude deixar de gravar um momento especial: Sr Dino tocando gaita e cantando para a sua amada. E a letra da música dizia: “A minha gaita vou deixar como lembrança”.

Gaita essa que era do pai de Dino e passou de geração em geração. No começo da entrevista, Dino falava pouco. Quem mais falava era a esposa. Mas quando o genro dele me falou que Dino era um ótimo gaiteiro, fiz logo o pedido para que ele pegasse a gaita dentro de casa e tocasse uma canção para nós na área de casa.

No começo ele titubeou, falou que já estava um pouco enferrujado, mas depois de certa insistência no pedido, ele aceitou tocar uma bela canção e demonstrou gostar bastante de tocar aquele instrumento musical.

Eles trouxeram o instrumento, ele logo se equipou com a gaita e tocou a música que começa assim: “Quando eu partir não quero grito e nem choro, por que eu não quero que a tristeza vá comigo…” E também diz: “A minha gaita vou deixar como lembrança”.

Com certeza não será só a gaita que o Sr Dino deixará como lembrança. Mas sim o seu jeito alegre, carismático e receptivo a todos que passaram pelo rancho e tanto festejaram ao longo dos anos nas proximidades do aeroporto de Forquilhinha, no bairro Santa Líbera.

Dino morreu nesta segunda-feira (16) e o velório acontece nesta terça-feira (17), a partir das 7h até às 16h, no Millenium.

Assista ao vídeo de Dino cantando ao lado de sua esposa, em fevereiro deste ano:

Continue lendo
Topo