Cotidiano
Afasc: diretoria esclarece incidentes em creches
Uma agressão em sala de aula, e o segundo, envolvendo uma criança que teve um dedo machucado

A pedido da Comissão de Educação, Esporte, Turismo e Cultura da Câmara de Vereadores de Criciúma, a diretoria da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), representada pelo diretor-executivo Juceli Alano e pela coordenadora do Departamento de Educação Infantil (DEI), Tais Freitas, esteve nesta segunda-feira (24) no Legislativo para esclarecer dois incidentes ocorridos em 2024.
Trata-se de incidentes registrados em Centros de Educação Infantil (CEIs) da Afasc: o primeiro, em outubro de 2024, relacionado a uma agressão em sala de aula, e o segundo, ocorrido em outro momento do mesmo ano, envolvendo uma criança que teve um dedo machucado, situação que só veio à tona em 2025.
O vereador Valdeci Bittencourt, o Amaral (PSD), presidente da Comissão de Educação, Esporte, Turismo e Cultura, explicou o motivo da convocação da reunião. “Tivemos uma conversa preliminar e convidamos o diretor-executivo para vir à Câmara de Vereadores esclarecer o ocorrido e informar as medidas que estão sendo tomadas. A Afasc já está tomando as devidas providências, com o apoio de seu corpo jurídico. O caso está sendo resolvido e, quanto à nossa atuação como vereadores, tudo ficou bem claro.”
“Convocamos a coordenação da Afasc para nos informar sobre o que vem ocorrendo nas creches da cidade. Como Comissão de Educação, recebemos essas informações e sabemos que existe processo em andamento envolvendo a instituição e os professores. Agora, aguardamos os próximos desdobramentos para que possamos tomar as providências necessárias”, completou o vereador Daniel Cipriano, vice-presidente da Comissão de Educação, Esporte, Turismo e Cultura.