Criciúma
Criciúma 99 anos: um município repleto de desafios e conquistas
Nova matriz econômica e mobilidade urbana estão entre os principais desafios
Criciúma celebra nesta segunda-feira (4) quase um século de desenvolvimento, inovação e investimento na melhoria da qualidade de vida dosseus moradores. Desde a emancipação político-administrativa, a cidade tem se mostrado resiliente e focada no progresso. As melhorias contínuas são perceptíveis em cada ponto do município. Programas como o Acelera Criciúma, que integra um conjunto de ações para modernizar e desenvolver ainda mais o município, conta com 284 projetos em andamento. Isso reflete a construção de uma cidade mais moderna e adequada às necessidades da população.
O aniversário de 99 anos da independência de Criciúma será uma celebração do trabalho e do progresso. Criciúma se destaca pela solidez das políticas públicas, transparência administrativa e crescimento sustentável, sempre em busca de se adaptar ao futuro. O município possui um dos menores índices de criminalidade do estado, refletindo o compromisso com a segurança de seus cidadãos.
As obras de pavimentação, revitalização de praças e ampliação de escolas melhoram a qualidade de vida dos criciumenses. Além disso, o Governo Municipal tem investido fortemente em infraestrutura turística, tornando-se um atrativo para visitantes do Brasil e do mundo.
Criciúma consolidada como destino turístico no Sul de Santa Catarina
Com investimento em inovações e com a valorização da cultura local, o município de Criciúma oferece uma experiência única para turistas de diversos lugares do mundo, com equipamentos que contemplam lazer, qualidade de vida e educação. Dentre as múltiplas atrações turísticas, destacam-se o deslumbrante Mirante Realdo Santos Guglielmi, a histórica Mina de Visitação Octávio Fontana, o tecnológico Parque Astronômico Albert Einstein e o recém-inaugurado Memorial Nikola Tesla.
Unesc
A reitora da Unesc, Luciane Ceretta diz que Criciúma celebra essa data que antecede seu centenário de forma muito especial. “Estamos em um território pujante e que muito representa a nossa Unesc. Somos felizes por contribuir em 56, destes 99 anos, com papel que seguramente foi fundamental para o crescimento sólido da cidade.
Somos gratos por todas as parcerias estabelecidas até aqui e acreditamos que, unindo Universidade, setor público e o setor privado do município, fortificamos o desenvolvimento sustentável de Criciúma e vislumbramos um futuro ainda mais promissor”, destaca Luciane.
Prefeito
De volta ao cargo de prefeito, Clésio Salvaro terá dois meses para encerrar o seu mandato e entregá-lo a Vaguinho Espíndola, seu sucessor no Poder Executivo. “Hoje estamos lançando as festividades do aniversario de emancipação do centenário de Criciúma. Nós pertencíamos a Araranguá. A nossa emancipação se deu em 4 de novembro de 1925”, lembra o prefeito Clésio Salvaro, em entrevista à Rádio Cidade em Dia.
Desafios: nova matriz econômica e mobilidade urbana
O presidente da Casa Legislativa, pastor Jair Alexandre conta que a perspectiva é grande para o crescimento do município. “A partir de 2017, a cidade deu um salto realmente de desenvolvimento. Obras que foram já inauguradas, obras que estão em andamento. E a perspectiva a partir de 2025, no centenário de emancipação, sem dúvida nenhuma a perspectiva enorme de ver a continuidade do trabalho do Clésio, agora com o Vaguinho. Criciúma tende a se tornar uma das cidades mais importantes do nosso estado e a nível de Brasil. Criciúma em pleno crescimento e ainda pacata, tranquila e segura, tudo isso em função do trabalho desenvolvido pelo executivo e pelo legislativo”, comenta Jair Alexandre.
O vereador reeleito, Nicola Martins lembra que Criciúma é uma cidade em pleno desenvolvimento e que precisa ser cada vez mais a protagonista do Sul de Satna Catarina. “Ela tem que encontrar sua nova matriz econômica, novo jeito de planejar a cidade para os proximos anos. Precisa de pontos na area da cultura, patrimônio, esporte, assistência social, desafios que Criciúma tem para os próximos anos. O primeiro grande desafio de criciuma para o próximo ano é o da mobilidade urbana´”, pontua Martins.
O vereador e ex-secretário-geral do município, Arleu da Silveira lembra que de 2017 para cá, Criciúma deu um salto. “Em todos os bairros têm obras impactantes do nosso governo. Isso dá aos cidadãos a certeza de que estamos no caminho certo. Temos obras que ainda vão impactar na mobilidade urbana, binário 3, binário 4, Rod. Antonio Scott, rua ao lado da AM para desafogar o trânsito da Santa Luzia, sem contar que faltam apenas 70 ruas para que toda a cidade seja pavimentada. Isso é qualidade de vida”, pontua Arleu da Silveira.