Criciúma
Dez prefeitos da Amrec serão diplomados nos próximos dias
Na última semana, os eleitos de Forquilhinha e Nova Veneza receberam os diplomas junto ao TRE-SC
A Justiça Eleitoral deu, na última quinta-feira (12), o pontapé inicial na série de diplomações dos candidatos eleitos no pleito do último mês de outubro. Ângela Ghislandi e Edésio Spillere foram diplomados prefeita e vice de Nova Veneza, enquanto José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, e Érico D’Amorim receberam os diplomas de prefeito e vice de Forquilhinha, em atos realizados no Auditório da Justiça do Trabalho, de Criciúma. O mesmo ocorreu com os vereadores das duas cidades. A diplomação, nada mais é, do que o último ato da Justiça Eleitoral antes da posse em primeiro de janeiro.
“A diplomação é um ato em que a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito. É um documento que o habilita a tomar posse, é um documento que ele vai apresentar perante a Câmara de Vereadores para tomar posse”, destaca Patrícia Sardá, coordenadora de partidos políticos do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).
Nos próximos dias, outras dez cidades da região carbonífera terão cerimônias de diplomação. Na terça (17), às 16h, serão diplomados os eleitos de Içara e Balneário Rincão, em ato no Salão do Júri, em Içara. Na quarta (18), às 14h, o Salão do Júri, no Fórum de Criciúma, recebe as diplomações dos eleitos em Siderópolis, Treviso e também Criciúma. Por fim, na quinta (19), todas as cerimônias serão às 14h, mas em dois locais distintos: na Câmara de Cocal do Sul, recebem os diplomas os eleitos de Morro da Fumaça, Urussanga e da própria Cocal. Já na Câmara de Orleans, serão diplomados os eleitos de Lauro Müller e Orleans.
“É um ato solene, ou seja, precisa observar algumas formalidades, mas precisa ser realizado em sessão pública para que todos tenham ciência de que aqueles candidatos efetivamente foram eleitos e receberam seu diploma. A questão do cerimonial pode ter alguma variação, mas é um ato muito simples em que o presidente da Junta, que expediu os diplomas dos eleitos, vai entregá-los formalmente e oficialmente a cada um dos diplomados”, explicou Patrícia.
A lista completa das diplomações, com dias e horários, está disponível no site do TRE-SC