Criciúma
Dia Mundial do Câncer: especialistas alertam
No Dia Mundial do Câncer, especialistas reforçam os desafios e a importância do acesso ao tratamento oncológico no Brasil
O diagnóstico do câncer é um momento delicado para pacientes e familiares, exigindo suporte integral e humanizado. No Dia Mundial do Câncer, celebrado em 4 de fevereiro, especialistas enfatizam a necessidade de ampliar o acesso ao tratamento e fortalecer a prevenção da doença.
O Hospital São José de Criciúma, referência no atendimento oncológico, realiza mensalmente mais de 3 mil consultas e 2,2 mil procedimentos de quimioterapia na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). Em 2024, já foram registrados 47.240 atendimentos entre crianças, jovens e adultos.
A enfermeira coordenadora do setor de Unacon do HSJosé, Mariana Marques, reforça a importância da conscientização sobre a doença: “Nesta terça-feira, dia 4, todos os colaboradores, médicos e pacientes são convidados a usarem lenço como forma de conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer e do diagnóstico precoce, além de homenagear aqueles que estão em tratamento. Realizamos também a entrega de lenços, doados pela Abrale, para reforçar ainda mais esta campanha tão importante”, conta.
A prevenção continua sendo a principal forma de combater o câncer. A detecção precoce aumenta as chances de tratamento eficaz e pode salvar vidas. Médicos alertam para a necessidade de exames regulares, adoção de hábitos saudáveis e atenção aos fatores de risco, como tabagismo, consumo excessivo de álcool, sedentarismo e exposição a agentes cancerígenos.
Neste contexto, a campanha “Vá de Lenço”, promovida pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), busca conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e homenagear pacientes em tratamento. No Hospital São José, profissionais de saúde, pacientes e colaboradores são convidados a aderir ao movimento como forma de apoio e sensibilização.
A ampliação do acesso ao tratamento também é uma preocupação constante. Com a inauguração do Centro Madre Teresa de Jesus Gerhardinger, o hospital aumentará a oferta de leitos e espaço para os pacientes oncológicos, reforçando seu compromisso com o atendimento especializado.