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Intervenção na leitura e escrita beneficia alunos de escola municipal

Criciúma
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Texto e foto: Assessoria Unesc

Criciúma

Intervenção na leitura e escrita beneficia alunos de escola municipal

O foco do projeto é fornecer apoio individualizado às crianças da Escola João Frasseto

Iniciado no dia 22 de outubro, o projeto de intervenção pedagógica desenvolvido pelos acadêmicos do curso de Pedagogia da Unesc tem o objetivo de apoiar crianças no processo de leitura e escrita. A iniciativa é realizada em parceria com a Escola de Educação Básica João Frasseto, de Criciúma, e conta com a participação de acadêmicos de diferentes fases da graduação.

O projeto, que se estende até o fim do ano, proporciona uma experiência rica tanto para os alunos da escola quanto para os futuros pedagogos. Durante as atividades, os acadêmicos têm a oportunidade de vivenciar o ambiente escolar, trabalhando diretamente com os alunos, criando planos de aula, aplicando metodologias e avaliando o progresso das crianças.

De acordo com a professora Cláudia Milanez Sachet, essa experiência é fundamental para a formação dos acadêmicos. “A intervenção é uma oportunidade para que os estudantes do curso de Pedagogia possam planejar, colocar em prática e refletir sobre suas ações. A intervenção é, na verdade, um processo de aprendizagem para todos os envolvidos: acadêmicos, professores e crianças. Não é apenas sobre identificar dificuldades, mas sobre fomentar um desenvolvimento positivo nas crianças”, explica Cláudia.

Ação pedagógica e desenvolvimento das crianças

O foco do projeto é fornecer apoio individualizado às crianças da Escola João Frasseto, com ênfase no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. As atividades são realizadas de forma personalizada, com os acadêmicos auxiliando os alunos de maneira próxima, para garantir um acompanhamento contínuo. O objetivo é que as crianças possam ter a autonomia de escrever e ler, enquanto recebem o suporte necessário para corrigir erros e melhorar o desempenho.

A professora Cláudia salienta a importância de valorizar a autoestima dos alunos durante o processo. “É fundamental reforçar a confiança das crianças. Elas precisam sentir que são capazes e que têm competência para evoluir. A autoestima influencia diretamente no processo de aprendizagem”, afirma.

Formação acadêmica e vivência prática

Para os acadêmicos, o projeto oferece uma oportunidade única de vivenciar a prática pedagógica em um ambiente escolar real. Eles não estão apenas aprendendo teorias, mas também se envolve ativamente no planejamento, execução e avaliação das atividades, refletindo sobre os resultados alcançados e ajustando as ações de acordo com as necessidades dos alunos.

O projeto conta com a participação de acadêmicos do curso de Pedagogia, sendo três no período da manhã e dois à tarde. As atividades acontecem em dois turnos no período da manhã, e no período da tarde. Os acadêmicos envolvidos estão em diferentes fases do curso, o que enriquece ainda mais a troca de experiências.

Com a participação de 20 alunos da Escola João Frasseto, o projeto também se reflete no aprimoramento das práticas pedagógicas da própria escola, que recebe um suporte importante para o avanço das crianças no desenvolvimento das competências de leitura e escrita.

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