Cotidiano
Natal a Mil Mães traz o verdadeiro sentido da data a Içara
A ideia é resgatar, também, a importância das mães
Vem aí mais uma edição do Natal a Mil Mães de Içara. Como na anterior, a decoração natalina da cidade ficará por conta dos trabalhos manuais desenvolvidos nos 47 clubes de mães içarenses. Desta vez, por meio das técnicas talagarça e tufting gun de tapeçaria, e promete resgatar o espírito natalino do nascimento do menino Jesus.
De acordo com Geórgia Bolsoni Serafin, diretora do Departamento de Fomento às Atividades Inclusivas, da Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda de Içara, o projeto Natal em Tapeçaria: O Milagre do Nascimento de Jesus por Mil Mães não foi escolhido por acaso. “Optamos pela tapeçaria exatamente por ela ser do tempo de Jesus. É uma técnica milenar que, hoje em desuso, irá trazer à tona nossas melhores memórias afetivas”, relata Geórgia, afirmando que praticamente todos têm uma lembrança de um quadro na casa da avó que ilustrava, por exemplo, a imagem da Santa Ceia.
A escolha das mães para produzirem as peças, segundo a diretora, também não foi à toa. “A nossa ideia é resgatar, também, a importância da mãe, já que o menino Jesus, o filho de Deus, veio ao mundo por meio de Maria”, explica.
Sobre a decoração, Geórgia adianta que as mães estão produzindo o Anjo Gabriel e que ele deverá ser colocado logo no início da Praça da Matriz São Donato. “Porque foi ele quem anunciou, para Maria, que ela receberia a visita do Espírito Santo e que seria mãe do menino Jesus”, lembra.
Já no meio da praça, segundo Geórgia, será colocada Maria à espera do Menino Jesus e, nas árvores, estarão os frutos, que simbolizarão o bebê ainda no ventre da mãe. “E cada uma das 1.200 integrantes dos clubes está confeccionando o seu fruto para enfeitar a praça.”
Quanto a essa árvore, Geórgia relata que ela está sendo confeccionada pela equipe do Dfai, em tufting gun, o que há de mais moderno em tapeçaria, fazendo o contraponto com a técnica milenar da talagarça. Serão 44 metros quadrados de tapete, bordado com a imagem de Maria gestando o menino Jesus. “E escolhemos essa imagem porque, quando montamos o presépio em casa, não colocamos o menino Jesus. Só o colocamos no dia 25, quando ele nasce. Então, a decoração servirá para lembrar que ele está vindo.”
“E o trabalho das nossas mães está ficando realmente lindo. Com muito carinho e dedicação, elas conseguirão entregar um Natal maravilhoso para a cidade. Contagiarão cada icarense com fé, amor e esperança. Será lindo de ver!”, prevê a prefeita Dalvania Cardoso (PL), já convidando todos a prestigiarem o resultado do trabalho mães logo na chegada do Papai Noel, junto ao acendimento das luzes de Natal, que acontecerá dia 30, na Praça da Matriz São Donato, às 20 horas.