A situação surgiu da parceria entre a Administração Municipal e a CDL, com o objetivo de combater a sensação de insegurança na região, que é um ponto de grande movimento devido ao comércio e à proximidade com a Catedral São José.
Cândido tem como atribuições o controle de vendedores ambulantes não autorizados, o apoio a moradores em situação de vulnerabilidade e a prevenção ao uso de drogas na praça. Além disso, ele conscientiza a população sobre a preservação do patrimônio público e orienta turistas.
Sua atuação abrange também seis ruas no entorno da praça: Cel. Pedro Benedet, João Pessoa, Henrique Lage, Getúlio Vargas, João Zanette e 6 de Janeiro. A zeladoria funciona de segunda a sábado, com horários específicos: das 12h às 19h, exceto às terças-feiras, quando o atendimento ocorre das 7h às 16h.
A iniciativa foi elogiada pelo prefeito Clésio Salvaro, que destacou a experiência e a proximidade de Cândido com comerciantes e moradores da região. “Essa medida visa garantir mais tranquilidade para todos que frequentam a praça e o centro da cidade”, declara Salvaro.