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Promotor de Criciúma participa de debate sobre racismo no ambiente escolar

Criciúma
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Foto e texto: MPSC

Criciúma

Promotor de Criciúma participa de debate sobre racismo no ambiente escolar

Samuel Dal Farra Naspolini contribuiu em mesa temática no Seminário Regional de Educação para Relações Étnico-Raciais

Fortalecer práticas pedagógicas, destacar ações realizadas nas escolas e promover a troca de experiências entre os municípios da Região Carbonífera foram os principais objetivos do I Seminário Regional de Educação para Relações Étnico-Raciais, promovido pelo Governo de Criciúma.

O evento celebrou os 20 anos da Lei nº 10.639/03, um marco na luta antirracista no Brasil. Essa legislação alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/96), tornando obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas públicas e particulares, do ensino fundamental ao médio.

Durante o seminário, realizado na última sexta-feira (22) o Promotor de Justiça Samuel Dal Farra Naspolini, titular da 12ª Promotoria de Justiça de Criciúma, com atribuição também na área de educação, integrou a mesa temática que discutiu os impactos do racismo no ambiente escolar.

“Nossa participação neste seminário foi extremamente válida, tanto no que toca ao aprendizado da equipe da Promotoria quanto na possibilidade de apresentar as ações do Ministério Público na área da educação. Combater o racismo, sobretudo na escola, é obrigação de todos”, comentou Naspolini.

Além do Promotor de Justiça, compuseram a mesa o professor, historiador, filósofo e cientista da religião Varli Lucidônio das Chagas; a coordenadora do Programa Municipal de Educação para Diversidade Étnico-Racial (PMEDER), professora Andreza Aparecida Fidelis; a Coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, professora Silvana Alves Bento Marcineiro e, representando projeto “Novos Caminhos”, o professor Luvens Ysral.

Conforme o Município, o Seminário reafirma o compromisso do governo em ser referência na implementação da Lei. “Por meio deste seminário, buscamos não apenas valorizar o que foi construído, mas também impulsionar novas práticas que promovam uma educação mais inclusiva, antirracista e comprometida com a diversidade cultural”, explicou a coordenadora do núcleo de apoio pedagógico (NAP) da Secretaria de Educação de Criciúma, Silvana Bento.

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