Criciúma
Qual a relação entre alimentação saudável e funcionamento da memória?
A pesquisadora explicou, durante uma palestra, quais consequências a má alimentação pode ter na vida das pessoas
Uma semana intensa, repleta de palestras, workshops e pesquisas sobre diversos assuntos de interesse social e acadêmico. Assim está sendo o principal evento institucional da Unesc: a Semana de Ciência e Tecnologia. Em uma das rodas de conversa, as pesquisadoras Eduarda Behenck e Isadora de Oliveira Monteiro, levaram o público a uma imersão sobre o tema “Hábitos Alimentares e Memória”.
Para Eduarda, foi uma experiência gratificante, pois possibilitou transmitir parte dos conhecimentos adquiridos na Universidade e na carreira. “Trouxemos para a Semana de Ciência e Tecnologia aquilo que temos visto sobre memória e envelhecimento, entre outros fatores que podem ajudar na qualidade de vida”, relata.
A pesquisadora ainda explicou quais consequências uma má alimentação pode ter na vida das pessoas e, para ilustrar, usou a obesidade infantil como exemplo. “Quando detectamos a obesidade em crianças, temos a redução do córtex desse indivíduo. Logo, uma refeição pobre e um sobrepeso, fará com que esse indivíduo tenha menores desempenhos na escola e cognitivos”, frisa.
Entenda a atividade
Graduada pela Unesc, Isadora de Oliveira Monteiro é mestranda do programa de pós-graduação em Ciências da Saúde e faz parte do laboratório de Biomedicina de Translacional.
“Trouxemos algumas informações sobre a relação entre os hábitos alimentares e a memória. Decidimos abordar o assunto, pois desde o nosso mestrado e atualmente no doutorado, estudamos essas conexões. Também é importante frisar os aspectos porque muitas vezes, costumamos orientar as pessoas idosas nesse sentido”, analisa.
Uma das pessoas que assistiu a palestra foi a farmacêutica Adrielly Vargas Lídio. Ela afirma que as informações podem ser aplicadas na rotina das pessoas. “É algo que podemos usar no nosso dia a dia. Isso nos ajuda a envelhecer e viver de uma forma melhor, com bons hábitos”, conclui.
A SCT 2024
A 15ª SCT da Unesc ocorre em alusão à 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e tem como tema “Biomas do Brasil: Diversidades, Saberes e Tecnologias Sociais”. Nesta edição, o maior evento institucional da Universidade conta com 565 trabalhos submetidos; 262 avaliadores; 51 painéis temáticos; 36 pôsteres digitais e seis eventos paralelos.