Criciúma
SC avança no Plano de Logística e Transportes
O PELT tem como objetivo definir diretrizes para os investimentos em infraestrutura de transporte de Santa Catarina pelos próximos 25 anos

A Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) realizou, nesta terça-feira (1), a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) responsável por acompanhar o desenvolvimento do Plano Estadual de Logística de Transportes (PELT). O encontro contou com a presença de Igor Mota, Coordenador de Estudos Logísticos e de Transportes da INFRA SA, empresa contratada para conduzir o estudo, que será concluído em 2027.
O PELT tem como objetivo definir diretrizes para os investimentos em infraestrutura de transporte de Santa Catarina pelos próximos 25 anos. Segundo o secretário da SPAF e coordenador do GT, Beto Martins, a participação ativa dos setores envolvidos é essencial para garantir que o plano atenda à realidade catarinense.
“A INFRA SA tem o conhecimento técnico para estruturar o estudo, mas precisamos fornecer informações sobre a realidade do estado. A criação do Grupo de Trabalho visa justamente integrar os setores para que contribuam ativamente com a construção do plano”, destacou Martins.
Além da SPAF, participaram da reunião representantes da Facisc, Fiesc, InvestSC, Alesc, DNIT e Fetrancesc. O grupo aprovou o convite a um representante do setor de armadores portuários para integrar a equipe e definiu que, no próximo encontro, em maio, serão estabelecidas as diretrizes prioritárias do plano. Os integrantes também concordaram que o PELT catarinense deve estar alinhado ao Plano Nacional de Logística, que está sendo elaborado pelo Governo Federal.