Criciúma
Secretaria de Articulação Internacional conecta projetos estratégicos para SC
Assinatura do protocolo garantindo recursos estaduais para o Promobis, megaprojeto com túnel imerso e obras de mobilidade em dezenas de municípios
O Governo do Estado de Santa Catarina consolidou em 2024 a área de Projetos Estratégicos, vinculada à pasta da Articulação Internacional. A Secretaria Executiva de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos (SAI SC) passou a tratar das demandas cruciais de médio e longo prazo, para a evolução do modelo econômico catarinense e o desenvolvimento das regiões.
O secretário Paulo Bornhausen, que assumiu a pasta no mês de julho, explica a importância da nova atribuição definida pelo governador Jorginho Mello. “Trabalhar em projetos estratégicos direciona a SAI SC a buscar parceiros pelo mundo que possam nos ajudar a elevar o modelo de desenvolvimento catarinense aos níveis internacionais e liderar no Brasil as áreas que irão transformar a vida da pessoas nos próximos anos, como as energias renováveis, a economia do conhecimento, a Inteligência Artificial e as regiões inteligentes”.
O primeiro movimento da SAI SC nesta direção foi o aporte confirmado pelo Governo do Estado de US$ 24 milhões para o projeto do túnel imerso entre Itajaí e Navegantes e as obras de mobilidade do PROMOBIS. O megaprojeto com recursos públicos e privados é estimado em mais de US$ 340 milhões, para transformar a mobilidade em 11 municípios da região da AMFRI, na foz do Rio Itajaí, com um sistema regional de ônibus 100% elétricos, obras de infraestrutura viária e o túnel imerso.