Cidadania
Unesc alinha ações para melhoria urbana no bairro Operária Nova em Criciúma
A principal ação definida na reunião foi uma visita técnica ao bairro
A Unesc está promovendo uma importante iniciativa no Bairro Operária Nova, em Criciúma, por meio do seu Escritório Modelo, do curso de Arquitetura e Urbanismo. Nas últimas semanas, o professor Jorge Luiz Vieira, coordenador do Escritório Modelo da Unesc, e a professora Rúbia Carminatti Peterson se reuniram com o presidente do bairro, Gerson Santiago, e a vice-presidente, Maria Madalena Santiago para alinhar o calendário de ações voltadas à avaliação das condições urbanas e à proposição de melhorias estruturais no local.
A principal ação definida na reunião foi uma visita técnica ao bairro, marcada para fevereiro de 2025, logo após o retorno das atividades acadêmicas. A visita será o ponto de partida para o planejamento das atividades práticas, que envolveram estudantes da Unesc, especialmente das disciplinas de Estudos Urbanos, História e Teoria da Cidade 2.
A coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, Aline Eyng Savi ressaltou a importância de iniciativas como essa para a formação dos futuros profissionais: “Participar de ações comunitárias e atividades extensionistas no Escritório Modelo enriquece a vivência acadêmica dos estudantes, ampliando sua visão sobre a responsabilidade social e o impacto positivo que a arquitetura e o urbanismo podem promover na comunidade”, afirmou.
Os estudantes terão a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em assessoria técnica e suporte, com foco em questões arquitetônicas e urbanísticas, por meio do Escritório Modelo, que oferece apoio direto à comunidade.
Implantado em 2024, o Escritório tem se consolidado como um espaço de aprendizado prático com significativo impacto social. Além de proporcionar aos alunos uma experiência direta nas áreas de arquitetura e urbanismo, o projeto também contribui para a melhoria das condições urbanas e sociais da comunidade local. Essa ação faz parte do compromisso da Unesc com o desenvolvimento regional e a formação de profissionais preparados para atuar de forma responsável e consciente.