Criciúma
Unesc inaugura novo espaço cultural
Desde 2016, a Universidade é reconhecida como Ponto de Cultura
O Ponto de Cultura, espaço que ratifica o compromisso da Instituição com a preservação e promoção cultural da região, foi inaugurado com a presença dos personagens do Boi de Mamão, que agora integram o cotidiano do campus. Localizado junto à Biblioteca Professor Eurico Back, o ambiente foi criado com o apoio de R$ 12 mil obtidos por meio do edital “Culturas Populares: Edição Selma do Coco”, do Ministério da Cultura.
A reitora Luciane Bisognin Ceretta ressaltou que a Unesc é o maior equipamento de promoção de arte e cultura da cidade, e isso acontece porque há pessoas à frente acreditando, conduzindo e dedicando suas energias de forma persistente.
Luciane ainda reforçou a importância desses espaços para a formação integral dos estudantes. “Esses ambientes, que vão além de Ensino, Pesquisa e Extensão, são terapêuticos e possuem uma identidade marcante. Eles colocam os estudantes em contato com a arte e a cultura desde cedo, proporcionando um valor inestimável. Em tempos tão desafiadores, espaços como este se tornam promotores de saúde mental”, comentou.
Desde 2016, a Universidade é reconhecida como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura e se consolida como referência nacional em cultura viva, ao conectar as expressões culturais com a comunidade e promover um espaço de valorização contínua das raízes populares.
A coordenadora do Setor de Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig, enfatizou que a cultura é a luta de muitos. “Acredito na transversalidade da cultura e penso que podemos ‘sulear’ mais as nossas práticas e prazeres. Este espaço conquistado, conectado ao Museu da Infância e aos grafites que enfeitam os corredores, deve ser um lugar de encantamento”, disse Lenita.