Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Edital de mobilidade da Gd Floripa deve sair em 2027

Florianópolis
Image 2025 02 07T101027.463

Florianópolis

Edital de mobilidade da Gd Floripa deve sair em 2027

Prefeitos de cidades como Florianópolis, São José, Biguaçu e Palhoça, diretamente impactadas pelas melhorias, também estavam presentes

FLORIANOPOLIS

O governo catarinense anunciou que o edital para as melhorias na mobilidade urbana da Grande Florianópolis deve ser lançado no segundo semestre de 2027. A informação foi divulgada após uma reunião entre representantes do Banco Mundial, do governo do Estado e dos prefeitos da região metropolitana na última quinta-feira (6). O encontro teve como objetivo avançar no planejamento de melhorias no transporte público viário e aquaviário, com base no Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis (Plamus).

Objetivo do projeto

O foco principal das obras será a qualificação do transporte público, tanto terrestre quanto aquaviário, e será baseado nas necessidades da região metropolitana. O governador Jorginho Mello afirmou que a iniciativa visa transformar projetos antigos que estavam estagnados em ações concretas. A meta é tirar do papel os projetos que, ao longo das últimas décadas, nunca foram implementados.

Planejamento e parceria internacional

A reunião de quinta-feira contou com representantes de diversas secretarias estaduais, como Portos, Aeroportos e Ferrovias, Fazenda, SCPar Invest SC, Planejamento e Articulação Internacional e Projetos Estratégicos. Os prefeitos de cidades como Florianópolis, São José, Biguaçu e Palhoça, diretamente impactadas pelas melhorias, também estavam presentes.

O secretário executivo de Articulação e Projetos Estratégicos, Paulo Bornhausen, citou o exemplo do Promobis, um projeto de mobilidade urbana desenvolvido em Foz do Itajaí-Açu, que obteve apoio financeiro do Banco Mundial. Segundo ele, o novo programa do governo estadual, Inova Região, terá o objetivo de apoiar os municípios com recursos do Estado, seguindo o modelo de financiamento adotado pelo Promobis, com a participação ativa das cidades no planejamento e execução das obras.

Mobilização das prefeituras e apoio do banco mundial

Durante o encontro, o gerente do Banco Mundial, Carlos Bellas, reforçou que já há recursos a fundo perdido para o desenvolvimento de projetos e a reformulação de algumas iniciativas de mobilidade na Grande Florianópolis. Ele destacou a importância da aproximação com as prefeituras para aprimorar os planos e viabilizar os investimentos.

O prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, ressaltou a urgência em melhorar o sistema de transporte público e destacou que unir esforços entre os municípios e o governo estadual é essencial para tirar as melhorias do papel.

Próximos passos e criação do grupo de trabalho

Ficou decidido que será criado um Grupo de Trabalho (GT) envolvendo as lideranças municipais, o Banco Mundial e o Governo do Estado. O GT será responsável por coordenar as ações para otimizar a mobilidade urbana na região, com um olhar atento para novos investimentos e soluções sustentáveis.

Com o suporte do Banco Mundial e a mobilização das prefeituras, o objetivo é desenvolver um projeto sólido que, além de melhorar o transporte público, tenha impactos positivos na qualidade de vida e na mobilidade urbana de toda a Grande Florianópolis.

Continue lendo
Topo