Florianópolis
Filhote de Toninha morre após 43 dias de tratamento em Florianópolis
Pequeno, batizado de “Valentino”, foi resgatado em 24 de novembro na Praia do Moçambique
O filhote de toninha (Pontoporia blainvillei), uma espécie de golfinho ameaçada no Atlântico Sul, morreu no último domingo (5) após 43 dias de tratamento intensivo no Centro de Reabilitação da R3 Animal, localizado no Norte da Ilha, em Florianópolis. O pequeno, batizado de “Valentino”, foi resgatado em 24 de novembro na Praia do Moçambique, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), e imediatamente encaminhado à unidade para cuidados especializados.
Durante o tratamento, Valentino recebeu alimentação a cada 45 minutos, composta por uma fórmula específica para golfinhos e suplementos. O atendimento envolvia equipes de plantonistas que monitoravam seu quadro de saúde, administrando medicamentos, realizando exames e cuidando das lesões e da frequência cardiorrespiratória do animal, até mesmo durante a madrugada.
Os cuidados seguiram os protocolos estabelecidos pela Aliança Internacional para Conservação das Toninhas (AFCR3), organização fundada em 2019 com o objetivo de promover a conservação e reabilitação da espécie, especialmente filhotes. A equipe do centro de reabilitação agora investiga as possíveis causas da morte do animal.
Toninhas: Espécie vulnerável e desafios para a reabilitação
“É uma espécie bastante frágil e sensível ao estresse. Por se tratar de um filhote recém-nascido, a chance de sobrevivência fora de seu habitat natural é extremamente baixa”, comenta Emanuel Ferreira, Gerente Operacional do PMP-BS/R3 Animal. Apesar da perda, o tempo de sobrevivência de 43 dias estabeleceu um recorde para um filhote da espécie sendo reabilitado em Santa Catarina, em cuidados de instituições executoras do PMP-BS.
Valentino foi resgatado com apenas 78 cm e 5,4 kg, ainda com poucas semanas de vida, e necessitou de cuidados constantes, já que na natureza um filhote de toninha é totalmente dependente da mãe.
A morte do filhote reflete os grandes desafios enfrentados na conservação da espécie e reforça a importância de projetos como o PMP-BS, que buscam proteger e recuperar indivíduos de toninhas e outras espécies marinhas ameaçadas.