GAECO apura corrupção em contratos no Meio-Oeste
Mandados de busca foram cumpridos em Vargem, Campos Novos, Lages e São José nesta terça-feira (5)

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) deflagraram, na manhã desta terça-feira (5), a Operação Via Clandestina, que investiga suspeitas de corrupção ativa e passiva em contratos de pavimentação asfáltica firmados por um município do Meio-Oeste catarinense.
Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão nos municípios de Vargem, Campos Novos, Lages e São José. A ação foi autorizada pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina e tem como objetivo reunir provas sobre supostos favorecimentos entre um agente político e um empresário do setor de pavimentação, com troca de vantagens indevidas.
Segundo o Ministério Público de SC, a operação recebeu apoio técnico da Polícia Científica para garantir a preservação da cadeia de custódia das evidências apreendidas. As investigações, conduzidas pela Subprocuradoria-Geral para Assuntos Jurídicos do MPSC, permanecem em sigilo.
O nome “Via Clandestina” faz referência à suspeita de encontros secretos entre os investigados, em vias públicas, para repasse de valores ilícitos relacionados à execução de obras de pavimentação.