Criciúma
Páscoa será de cacau ‘misturado’ e ovos mais caros
Com cacau 190% mais caro, ovos menores e com menos chocolate puro marcam a Páscoa de 2025. Consumidores sentirão aumento de até 15%

Por
Kelley Alves

Com o cacau nas alturas, 190% mais caro, a Páscoa de 2025 será marcada por ovos menores e com menos chocolate puro. A escassez do grão e a alta nos preços impactam diretamente os consumidores, que terão que lidar com aumentos de até 15% nos preços dos ovos de Páscoa, além de opções “misturadas”, com menos cacau e mais ingredientes alternativos.
Grandes marcas, como Cacau Show e Nestlé, tentam equilibrar qualidade e custo, oferecendo produtos inovadores, mas o bolso do consumidor sentirá os efeitos dessa alta.
A disparada nos preços do cacau é atribuída a fatores climáticos adversos e crises sanitárias nos principais países produtores, como Costa do Marfim e Gana, que juntos representam cerca de 70% da produção mundial. Essas condições resultaram em uma oferta reduzida do grão, pressionando os preços para cima.
A escassez de cacau e o aumento de preços refletem direto nos custos de produção dos chocolates. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou, nos últimos 12 meses, uma alta de 16,5% nos preços de chocolates em barra e bombons, a maior desde 2020.
Além disso, a produção de ovos de Páscoa está estimada em 45 milhões de unidades, uma redução de 22,4% em relação aos 58 milhões produzidos em 2024, conforme dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab).
Marcas líderes como Cacau Show, Kopenhagen e Nestlé anunciaram reajustes de até 15% nos preços dos produtos para a Páscoa de 2025. A Cacau Show, por exemplo, admitiu um aumento médio de 10% nos preços, enfatizando que a qualidade dos chocolates não será alterada apesar da alta do cacau.
A Nestlé, por vez, busca minimizar o impacto ao consumidor investindo em eficiência produtiva e inovação, tentando absorver parte dos custos adicionais sem repassá-los integralmente aos preços finais.
Para contornar a alta do cacau, algumas marcas estão lançando ovos de Páscoa com combinações inusitadas, como recheios que misturam chocolate com biscoitos, reduzindo a quantidade de cacau utilizada e, consequentemente, o custo final do produto.