Florianópolis
RETROSPECTIVA 2024: Contorno de Florianópolis é inaugurado, marcando inovação e segurança viária
Com 50 km de extensão, a nova rodovia transformou o tráfego na região metropolitana, garantindo maior fluidez e segurança para motoristas
A entrega do Contorno Viário de Florianópolis em 2024 representou um marco significativo para a infraestrutura rodoviária de Santa Catarina. Com 50 km de extensão, a nova rodovia transformou o tráfego na região metropolitana, garantindo maior fluidez e segurança para motoristas.
A inauguração, realizada em 9 de agosto, contou com a presença de figuras importantes como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Ministro dos Transportes, Renan Filho, e representantes da Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pela obra. A rodovia foi aberta ao tráfego no dia seguinte, 10 de agosto, com a expectativa de aliviar o congestionamento na BR-101, um dos principais corredores rodoviários de Santa Catarina.
Benefícios para a mobilidade e segurança
Com a construção do Contorno de Florianópolis, o tráfego de longa distância que antes passava pela BR-101 agora é desviado, proporcionando mais espaço para o tráfego local. O contorno beneficia as cidades de Biguaçu, São José e Palhoça, e é considerado o maior do Brasil, com 50 km de extensão.
A rodovia oferece soluções inovadoras para a mobilidade e segurança viária. Entre as principais características da obra estão:
- 6 acessos por trevos, 4 túneis e 7 pontes duplicadas.
- 21 passagens em desnível, garantindo maior fluidez para motoristas e reduzindo os impactos ambientais com menos áreas desmatadas.
- 23 passagens de fauna para a preservação da biodiversidade local, uma medida que reflete o compromisso com a proteção ambiental.
A Arteris Litoral Sul se preocupou em integrar tecnologia avançada em todo o projeto, utilizando práticas de construção que minimizaram o impacto ambiental, como a redução de 25 hectares de supressão da Mata Atlântica e a criação de passagens para animais.
Aumento da segurança viária e redução de acidentes
Com a inauguração, a rodovia trouxe melhorias na segurança, especialmente para os motoristas que enfrentavam o intenso tráfego de caminhões na BR-101.
A nova rodovia também conta com 44 medidores de velocidade, câmeras de monitoramento, radares e outros sistemas tecnológicos para garantir a segurança dos motoristas. O limite de velocidade será de 100 km/h para veículos leves e 80 km/h para veículos pesados. Além disso, túneis com sistemas automáticos de detecção de incêndios, sensores de fumaça e ventilação foram instalados, aumentando a segurança no percurso.
Impactos econômicos e na qualidade de vida
A redução de 50% no tempo de viagem nos horários de pico é um dos benefícios diretos para os motoristas. O Contorno de Florianópolis facilitou a circulação de pessoas e mercadorias, o que deve impulsionar a economia local e regional. R$ 3,9 bilhões foram investidos na obra, com destaque para a criação de novas empresas e geração de empregos.
Além disso, a melhoria da infraestrutura beneficia diretamente o setor de logística e transporte, essencial para o crescimento econômico de Santa Catarina.
Infraestrutura para caminhoneiros: o ponto de parada e descanso (PPD)
Um dos marcos do projeto foi a construção do Ponto de Parada e Descanso (PPD), inaugurado antes da entrega da rodovia. Localizado no KM 220, o PPD oferece 43 vagas para veículos pesados, além de instalações de descanso, cozinha, vestiários e sinal de Wi-Fi. Com um investimento de R$ 17,5 milhões, a estrutura foi projetada para garantir a segurança e o conforto dos mais de 10 mil caminhoneiros que transitam pela região.
O PPD inclui também uma passarela interligando suas margens, além de pontos elétricos para cargas refrigeradas e espaços adaptados para Pessoas com Deficiência (PcD), garantindo acessibilidade e melhores condições de trabalho.
Um legado para Santa Catarina
A entrega do Contorno Viário de Florianópolis é mais do que uma obra rodoviária; ela é um símbolo de progresso, segurança e sustentabilidade. Com uma infraestrutura moderna, tecnologia de ponta e um impacto positivo na economia regional, o projeto é um exemplo de como grandes investimentos em mobilidade podem transformar a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico de uma região.