A Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran) emitiu um alerta após a ampla divulgação nas redes sociais de um vídeo que mostra uma criança sendo transportada de forma irregular em uma motocicleta no bairro São Vicente. O caso reacendeu a preocupação com a segurança no trânsito e a exposição de menores a riscos extremos.
Proibição no Código de Trânsito
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é proibido o transporte de crianças menores de 10 anos em motocicletas. Além disso, o uso do capacete é obrigatório tanto para o condutor quanto para o passageiro.
A Codetran destacou que não existe justificativa para expor crianças a esse tipo de situação, considerada de extrema vulnerabilidade. “É lamentável que algumas pessoas tratem com naturalidade atitudes que colocam em risco a vida de bebês e crianças”, informou em nota.
Crescimento das infrações
Entre janeiro e setembro de 2025, já foram lavrados 127 Autos de Infração de Trânsito (AITs) em Itajaí relacionados ao transporte irregular de crianças em motos. Desse total:
- 74 autuações por ausência de capacete no passageiro (criança);
- 43 autuações por transporte de menores de 10 anos;
- 10 autuações por condutor sem capacete enquanto transportava criança com capacete.
O balanço mostra aumento expressivo em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registradas 34 autuações por ausência de capacete e 12 por transporte de menores de 10 anos.
Fiscalização e medidas
A Codetran afirma que mantém fiscalizações constantes e ações educativas sobre segurança no trânsito, mas reforça que a responsabilidade começa pelos pais e responsáveis. Além das sanções previstas no CTB, o órgão informou que acionou o Conselho Tutelar para verificar medidas legais em casos dessa natureza.
A comunidade pode denunciar situações semelhantes pelo telefone 153 ou pelo WhatsApp (47) 98811-9129.
FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.