Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Confira 8 frutas que deveriam ser comidas toda semana

Santa Catarina
Confira 8 frutas que deveriam ser comidas toda semana
Foto: Reprodução

Santa Catarina

Confira 8 frutas que deveriam ser comidas toda semana

Benefícios trazem qualidade de vida e alimentação saudável

Publicidade

O consumo de frutas é essencial para uma alimentação equilibrada e uma vida saudável. Elas são fontes de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes de extrema relevância para o organismo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda pelo menos cinco porções diárias, em cinco dias da semana, de frutas, verduras e hortaliças. Mas, para que todos os benefícios das frutas possam ser aproveitados, é necessário haver variedade.

Confira algumas frutas que os especialistas indicam para e que deveriam ser consumidas durante toda a semana para haver variedade:

1. Banana

É uma das melhores fontes de potássio, mineral essencial para as células, possui muitas fibras, contribui com a regulação dos batimentos cardíacos e do funcionamento dos nervos e dos músculos e auxilia nas atividades cerebrais.

2. Maçã

É rica em fibras, vitaminas e antioxidantes, que auxiliam na prevenção dos danos dos radicais livres e, consequentemente, do envelhecimento. Calcula-se que uma maçã pode suprir cerca de 14% do valor diário de vitamina A e 11% de vitamina C. O consumo diário também traz bons benefícios para a saúde cardiovascular.

3. Laranja

Possui uma boa quantidade de vitamina C, além de ácido fólico, vitamina B1, potássio, fósforo, magnésio, betacaroteno, flavonóides, fibras e antioxidantes. É fonte de propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas.

4. Limão

Limão é rico em vitamina C, cálcio, magnésio, potássio e fibras. O ácido cítrico presente no limão estimula a produção de bile no fígado, facilitando a digestão das gorduras e a eliminação de toxinas. Já os flavonóides também presentes ajudam a promover a digestão saudável, estimulando a secreção de sucos gástricos.

5. Uva

É rica em potássio, cobre, manganês e vitaminas K, C, B1, B2 e B6. Possui importantes propriedades antioxidantes, por causa dos flavonoides, como o resveratrol – presente principalmente na casca da uva -, que auxilia no controle do colesterol (diminuição dos níveis de LDL) e na prevenção de problemas cardíacos e até alguns tipos de câncer.

6. Morango

Contém cálcio, magnésio, fósforo, ferro, manganês, potássio, cobre, zinco, vitaminas B2, B6, traços de B1 e B3 e C, além de carboidratos. Possui capacidade antioxidante, que auxilia no combate aos danos do envelhecimento, sendo ainda composto por muita água, essencial na hidratação do organismo.

7. Mamão

É uma excelente fonte de vitaminas A, C, E e do complexo B, além dos minerais cálcio, magnésio, fósforo, potássio e cobre. A fruta contém ainda a enzima papaína (principalmente ainda verde), que ajuda na regulação da digestão e tem propriedades anti-inflamatórias.

8. Abacate

O principal diferencial do abacate é a boa quantidade de gorduras saudáveis. Possui ácido oléico, a chamada “gordura do bem”, além de potássio, magnésio, vitaminas C e E e fibras. Essa fruta é capaz de aumentar a sensação de saciedade, possuindo baixa carga glicêmica e diminuindo a inflamação nas células.

Com informações de Eu Atleta.

Continue lendo
Topo