Explosivo atinge sacrário de igreja tombada em SC
Homem detona artefato na Igreja Matriz Santo Estanislau, patrimônio em Itaiópolis, em atentado investigado pela Polícia Civil
Um homem ainda não identificado invadiu, nesta quarta-feira (30), a Igreja Matriz da Paróquia Santo Estanislau, em Itaiópolis, e detonou um artefato explosivo em frente ao sacrário, o local sagrado que abriga a Eucaristia. A explosão, semelhante a um fogo de artifício, causou estragos no altar, mas o poeta não conseguiu necessariamente acesso ao sacrário. Ele tentou abri-lo, falhou e fugiu do local logo após acionar o dispositivo.
A Arquidiocese de Joinville, responsável pela paróquia, classificou o episódio como “atentado” e lamentou profundamente a violação do sacrário, reforçando seu repúdio ao desrespeito a um espaço religioso e convidando à união em oração com a comunidade local. A igreja atingida é tombada em âmbito estadual e federal, sendo considerada o maior templo católico construído por imigrantes poloneses na América Latina, com construção iniciada em 1915 e inaugurada em 1922.
As imagens da ação foram capturadas por câmeras de segurança e entregues à Polícia Civil de Santa Catarina, que investiga o caso por vilipêndio e dano ao patrimônio histórico religioso.