Frio intenso e chance de neve marcam fim de semana
Massa de ar polar mantém temperaturas baixas, mar agitado e risco para a saúde em todo o estado de Santa Catarina
O sábado (9) começou gelado em todas as regiões de Santa Catarina com a chegada de uma massa de ar seco de origem polar. Segundo a Defesa Civil estadual, o risco é moderado a alto para desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias, hipotermia e até congelamento de pistas. Na Serra catarinense, houve condições para precipitação invernal durante a madrugada e primeiras horas da manhã.
Apesar do sol aparecer à tarde, as temperaturas não ultrapassam os 10°C na maior parte do estado, ficando abaixo de 5°C na Serra. No Litoral, as máximas se aproximam dos 15°C. O mar segue agitado, com ondas de sul entre 2,5 e 3 metros, e há risco moderado para ocorrências costeiras, como alagamentos em áreas vulneráveis.
No domingo (10), o frio intenso persiste. As mínimas ficam abaixo de 5°C em grande parte do estado e negativas nas áreas mais altas do Meio-Oeste e dos Planaltos. No Litoral, variam de 4°C a 9°C. Há previsão de geada ampla, com risco moderado a alto para problemas de saúde e congelamento de rodovias nas primeiras horas da manhã e à noite. As máximas variam entre 10°C e 15°C no interior e se aproximam de 20°C no Litoral. O mar segue agitado, mas as ondas tendem a diminuir no fim do dia.