Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

Frio intenso e mar agitado marcam o fim de semana em SC

Santa Catarina
Frio Intenso E Mar Agitado Marcam O Fim De Semana Em SC Scaled
Foto: Letícia Matos/SCTODODIA

Frio intenso e mar agitado marcam o fim de semana em SC

Defesa Civil alerta para risco alto de hipotermia, doenças respiratórias e alagamentos costeiros

O fim de semana será de frio intenso e mar agitado em Santa Catarina, segundo a Defesa Civil estadual. A atuação de uma massa de ar seco e frio intensifica as baixas temperaturas, elevando o risco para desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e casos de hipotermia, principalmente nas regiões serranas.

Sábado (9)

Na madrugada de sábado, há possibilidade de precipitação invernal na Serra Catarinense. As mínimas ficam abaixo de 5°C em grande parte do estado, chegando a -4°C nas áreas mais altas do Meio-Oeste e Planaltos. No Litoral, as temperaturas variam entre 5°C e 9°C. À tarde, mesmo com sol e poucas nuvens, as máximas não ultrapassam 10°C na maioria das regiões e chegam a 15°C no litoral. O mar segue agitado, com ondas de sul/sudeste entre 2,5 m e 3 m, e risco moderado para alagamentos costeiros.

Domingo (10)

O frio permanece, com mínimas abaixo de 5°C na maior parte do estado e negativas nas áreas mais altas. No Litoral, os termômetros ficam próximos de 10°C. Há condições para formação de geada em boa parte de Santa Catarina. O mar continua agitado, mantendo o risco moderado para ocorrências nas áreas costeiras.

Impacto nas cidades litorâneas

A intensificação dos ventos de quadrante sul, associada à formação de um ciclone extratropical no oceano, somada à maré alta, pode causar alagamentos costeiros em áreas vulneráveis de Florianópolis e Itajaí, especialmente na tarde desta sexta-feira (8), e na madrugada e tarde de sábado (9).

Recomendações da Defesa Civil

A população deve evitar o contato com a água do mar e não transitar por áreas alagadas, pontilhões ou pontes submersas. É fundamental manter atenção aos avisos e alertas emitidos pelos órgãos de monitoramento e proteger-se do frio, especialmente idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas.

 

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo