Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

Frio intenso e risco de geada a partir de sexta em SC

Santa Catarina
Frio Intenso E Risco De Geada Em SC A Partir Desta Sexta Scaled
Banco de Imagens

Frio intenso e risco de geada a partir de sexta em SC

Massa de ar polar provoca queda brusca nas temperaturas e pode causar impactos à saúde e ao litoral catarinense

A partir da tarde desta sexta-feira (8), Santa Catarina será impactada por uma intensa massa de ar frio de origem polar, que derruba as temperaturas em todo o estado. A condição climática, associada à passagem de uma frente fria e à atuação de um ciclone extratropical em alto-mar, eleva o risco para ocorrências associadas ao frio, como desconforto térmico, agravamento de doenças respiratórias e até hipotermia.

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, há previsão de temporais isolados nas primeiras horas do dia, especialmente entre a madrugada e a manhã, com possibilidade de raios, rajadas de vento de até 60 km/h, chuva intensa e granizo, principalmente nas regiões do Litoral e Planalto Sul. O risco é considerado moderado a alto para destelhamentos, danos à rede elétrica, quedas de árvores e alagamentos pontuais.

Com o avanço do ar polar, as temperaturas caem acentuadamente ao longo da sexta-feira. À noite, os termômetros devem marcar abaixo de 5°C entre o Meio-Oeste e os Planaltos, podendo atingir valores próximos de 0°C nas áreas mais altas da Serra. No Oeste, as mínimas ficam em torno dos 10°C e, no Litoral, cerca de 12°C.

Image 8 1024x553 1

No sábado (9), o frio se intensifica. Em boa parte do estado, as mínimas ficarão abaixo de 5°C, com marcas negativas entre o Meio-Oeste e o Planalto Sul, chegando a -4°C nas áreas serranas. Há chance de precipitação invernal, como neve ou chuva congelada, entre a noite de sexta e a manhã de sábado na Serra catarinense — embora a possibilidade seja baixa. Durante a tarde, mesmo com sol entre nuvens, as máximas devem permanecer baixas: até 10°C na maioria das regiões e até 15°C no Litoral.

O mar segue agitado até domingo (10), com ondas de 2,5 a 3,5 metros de altura e rajadas de vento sul de até 60 km/h no Leste catarinense. Há risco de alagamentos costeiros em áreas suscetíveis devido à elevação da maré.

No domingo e na segunda-feira (11), o frio intenso continua predominando em Santa Catarina. As mínimas ficam abaixo de 5°C em grande parte do estado, com registros negativos nas áreas serranas. A formação de geada será comum nas primeiras horas da manhã.

A Defesa Civil recomenda atenção redobrada com a população mais vulnerável, como idosos, crianças e pessoas em situação de rua. Também alerta para os cuidados com a saúde, sobretudo em relação a doenças respiratórias, cardiovasculares e a ocorrência de hipotermia.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo