Santa Catarina
Hemosc lança campanha para incentivar doação de sangue em SC
Ação acontece ao longo desta semana, com atividades diferenciadas nos hemocentros de todo o estado, destacando a importância da doação regular
Em celebração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, nesta segunda-feira (25), o Hemosc (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina) deu início a uma campanha especial para incentivar a doação de sangue. A ação acontece ao longo desta semana, com atividades diferenciadas nos hemocentros de todo o estado, destacando a importância da doação regular para salvar vidas.
A campanha, com o lema “Pratique o bem, doe sangue!”, conta com uma programação especial para os doadores. Até sábado (30), os hemocentros oferecem um ambiente acolhedor, com lanches diferenciados e atrações musicais para os doadores. A iniciativa busca não apenas aumentar as doações, mas também reforçar a conexão entre a prática de esportes e a doação de sangue, como hábitos saudáveis que impactam positivamente a vida das pessoas.
Importância da doação de sangue
A doação de sangue é fundamental para o tratamento de pacientes que necessitam de transfusões, seja em situações de emergência ou em tratamentos eletivos. Uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. No entanto, dados do Ministério da Saúde de 2023 apontam que apenas 1,6% da população brasileira realiza doações regulares. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que entre 1% e 3% da população de um país seja doadora de sangue, o que demonstra a necessidade de aumentar esse número para garantir a estabilidade dos estoques.
Estoques de sangue em Santa Catarina
Em Santa Catarina, o Hemosc alertou para a necessidade urgente de doações de sangue dos tipos O- e O+, que estão em alerta. Além disso, os estoques de A-, A+ e B- estão reduzidos, enquanto os tipos B+, AB- e AB+ permanecem estáveis.
A campanha também reforça que o sangue não tem substituto, e a única forma de garantir o fornecimento para quem necessita é através da doação de pessoas saudáveis. Para aqueles que ainda não doaram, essa é uma excelente oportunidade para se engajar em um ato de solidariedade que pode salvar vidas.