Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

Primavera terá chuvas frequentes em Santa Catarina

Santa Catarina
Primavera Tera Chuvas Frequentes Em Santa Catarina Scaled
Banco de Imagens

Primavera terá chuvas frequentes em Santa Catarina

Estação começa em 22 de setembro e deve registrar aumento de temporais e risco de desastres

A primavera deste ano deve apresentar comportamento climático próximo da média em Santa Catarina, mas com destaque para o retorno das chuvas mais frequentes e volumosas. A previsão foi divulgada no 232º Fórum Climático Catarinense, realizado pela Secretaria de Proteção e Defesa Civil (SPDC), com participação de meteorologistas da Epagri/Ciram, AlertaBlu, UFSC e IFSC.

A estação inicia no dia 22 de setembro, às 15h19, e segue até 21 de dezembro. Após o inverno, marcado pela menor incidência de chuvas, a primavera traz maior risco de temporais. Para setembro, a expectativa é de volumes próximos da média. Já em outubro e novembro, o resfriamento do Oceano Pacífico Equatorial pode reduzir as precipitações, sobretudo no Grande Oeste, onde normalmente se concentram os maiores acumulados.

Histórico e riscos

Levantamento do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil aponta que os meses de setembro a março concentram os episódios de chuvas intensas no estado. Casos de alagamentos e deslizamentos mais que dobram em setembro e outubro em comparação a julho e agosto, exigindo maior atenção da população.

Recomendações da Defesa Civil

As orientações incluem cuidados especiais em dias de frio tardio, principalmente com crianças, idosos, pessoas em situação de rua e animais. Em situações de chuva intensa, é fundamental evitar contato com águas de alagamento, não atravessar ruas ou pontes submersas e redobrar a atenção para sinais de deslizamentos, como rachaduras em muros e movimentação de árvores e postes.

Durante temporais com raios, rajadas de vento e granizo, a recomendação é buscar abrigo seguro, longe de estruturas que possam ser atingidas.

A Defesa Civil reforça a importância de acompanhar os avisos meteorológicos atualizados diariamente nos canais oficiais para reduzir riscos e proteger a população catarinense.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo