Santa Catarina
Programa Banco de Alimentos de Tubarão atinge a marca de 800 pessoas beneficiadas
Somente em 2024, já foram 10 toneladas arrecadadas
Publicado em
Somente em 2024, já foram 10 toneladas arrecadadas
Por
Matheus Machado
O Programa Banco de Alimentos, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) de Tubarão, em parceria com a unidade Ceasa/SC do município, atinge a marca de 10 toneladas de mantimentos doados por produtores rurais boxistas em 2024, beneficiando 800 pessoas.
As frutas, legumes e verduras recebidas são doadas a entidades de Tubarão, como a Apae, Combemtu e Joana de Angelis. “Os alimentos servem como complemento na alimentação de centenas de pessoas atendidas nessas instituições”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social Kelly Botega Fortunato.
Os produtos doados apresentam pequenas manchas ou machucados, que geralmente não são aceitos pelos supermercados e outros clientes do ramo, mas que estão em perfeito estado para consumo. “Mesmo com avarias, os alimentos possuem o mesmo valor nutricional”, ressalta a secretária.
O programa Banco de Alimentos foi criado em 2022, a partir de uma iniciativa entre a Prefeitura de Tubarão, Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e Ceasa/SC.
De acordo com Kelly, a iniciativa mostra a importância de ações articuladas entre setores públicos e privados, gerando um ciclo positivo de apoio nutricional e combate à desigualdade social. “É uma forma de garantir o acesso à alimentação de qualidade às pessoas em situação de vulnerabilidade”, salienta.