SC terá ventos de até 80 km/h e risco de ressaca
Defesa Civil alerta para mar agitado e frio intenso entre os dias 28 e 30 de julho em várias regiões do estado
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu dois alertas válidos entre segunda (28) e quarta-feira (30) desta semana. A atuação de um ciclone extratropical no oceano provocará ventos fortes, mar agitado com risco de ressaca e queda brusca de temperatura em diversas regiões do estado.
Entre segunda e terça-feira, rajadas de vento entre 60 e 70 km/h devem atingir o Litoral Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Planalto Sul. Em pontos isolados, especialmente no litoral, as rajadas podem ultrapassar os 80 km/h. Há risco de destelhamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Já entre segunda e quarta-feira, o mar ficará muito agitado, com ondas de até quatro metros na costa e cinco metros em alto-mar, podendo chegar a seis metros na altura do Litoral Sul. A recomendação é suspender atividades de navegação, pesca e esportes náuticos durante o período. Há risco de ressaca e avanço do mar sobre calçadões e orlas.
A partir de terça-feira, a chegada de uma massa de ar frio acentuará a queda de temperatura em Santa Catarina. No Oeste e nos Planaltos, os termômetros podem marcar abaixo de 5 °C, com mínimas próximas de 0 °C nas áreas de maior altitude. No litoral, as mínimas ficarão abaixo dos 10 °C, com sensação térmica ainda menor.
A Defesa Civil orienta a população a evitar áreas de risco durante as rajadas de vento e mar agitado, manter-se bem agasalhada e acionar o telefone 199 em caso de emergência. Também é possível se cadastrar para receber alertas por SMS, enviando o CEP para o número 40199.