Segunda neve do ano é registrada na Serra Catarinense
Frio intenso e geada marcam sábado em São Joaquim e região
Santa Catarina registrou na madrugada e manhã deste sábado (9) a segunda ocorrência de neve em 2025, em municípios da Serra Catarinense, como São Joaquim e Bom Jardim da Serra. O fenômeno foi provocado pela combinação de uma massa de ar frio de origem polar e umidade na região.
A Secretaria da Proteção e Defesa Civil do Estado já alertava desde quinta-feira (7) para a possibilidade de precipitação invernal, incluindo neve e chuva congelada. Em São Joaquim, os termômetros chegaram a marcar -1°C nas primeiras horas do sábado, enquanto em Urupema a mínima alcançou -2°C.
A Defesa Civil informou que podem ocorrer novas precipitações nevadas em pontos mais altos da Serra durante o dia, embora a tendência seja de redução do fenômeno conforme o avanço das horas.
A previsão para a próxima madrugada indica frio intenso em Santa Catarina, com geada abrangente na maior parte do estado. As temperaturas mínimas ficam entre 0°C e 4°C, podendo atingir valores negativos principalmente nos Planaltos.
As autoridades recomendam que a população acompanhe os Avisos e Alertas Meteorológicos atualizados pelos canais oficiais para se preparar às baixas temperaturas e possíveis condições adversas.