Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

“Veranico” eleva temperaturas no fim de semana

Santa Catarina
Veranico Eleva Temperaturas No Fim De Semana Scaled
Banco de Imagens

“Veranico” eleva temperaturas no fim de semana

Grande Oeste e Litoral terão máximas acima de 30°C; frente fria chega no sábado pelo Sul

As temperaturas começaram a subir nesta semana e deram início ao “veranico” característico da segunda metade do mês de agosto. Nesta sexta-feira (22) e sábado (23) uma bolha de calor que atinge todo o Brasil também terá reflexos em Santa Catarina. O fenômeno, associado a uma massa de ar seco e quente, deve elevar as temperaturas no estado, sobretudo no Grande Oeste e no Litoral, onde os termômetros devem superar os 30°C.

De acordo com a meteorologista Francine Sacco, da Secretaria de Estado da Proteção Defesa Civil, a sexta começa com nevoeiros em diferentes regiões. No Sul do estado, áreas próximas ao Rio Grande do Sul podem registrar chuva e trovoadas isoladas pela manhã, devido à formação de uma frente fria no estado vizinho. Nas demais regiões, o tempo segue estável, com máximas entre 25°C e 28°C.

No sábado (23), a frente fria avança em direção a Santa Catarina, trazendo chuva e risco de temporais para áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. As demais regiões terão aumento de nuvens, mas sem previsão de precipitação. O risco é moderado para ocorrências como destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica.

O vento deve variar de nordeste a noroeste, mudando para sul ao longo da tarde, com rajadas de até 70 km/h no Litoral. O mar também ficará agitado, com ondas de até 3 metros durante a noite.

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, o período requer atenção para ventos fortes e para a agitação marítima, especialmente nas regiões costeiras.

O que causa o veranico?

O principal fator que causa o veranico é a formação e persistência de um bloqueio atmosférico que se dá devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica em altos níveis. Este bloqueio se mantém em baixos níveis, formando uma massa de ar quente e seca, localizada principalmente sobre a região central do Brasil e impede o avanço de frentes frias, que vêm do sul do país.

A ocorrência do veranico impacta diretamente a qualidade do ar, aumentando o risco de queimadas em diversos lugares e os focos de incêndio, sobretudo naqueles locais que os termômetros marcam acima dos 35ºC.

 

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo