Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Comércio de praia terá regras mais rígidas na temporada de verão em Imbituba

Segurança
Comércio de praia terá regras mais rígidas na temporada de verão em Imbituba
Foto: Reprodução

Segurança

Comércio de praia terá regras mais rígidas na temporada de verão em Imbituba

Curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos será oferecido aos comerciantes

O edital de comércio de praia para a temporada 2024/25 trouxe novidades com relação ao quesito sustentabilidade. Regras mais rígidas deverão ser respeitadas pelos profissionais que trabalharem nas praias de Imbituba durante o verão.

Por isso, na última quarta-feira (16), 50 comerciantes que concorrerão as vagas, participaram do curso de“Boas Práticas na Manipulação de Alimentos”, realizado na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Portuário (SEDETUR).

O curso é uma forma de capacitação para os participantes que farão a inscrição no edital e que, posteriormente, trabalharão nas praias.

Este ano, o edital contemplará com alvarás mais de 150 comerciantes, que trabalharão em oito praias do município. “Realizamos essa capacitação pela preocupação com a higiene na manipulação de alimentos na faixa de areia e com a saúde de turistas e moradores”, disse o administrador da Sala do Empreendedor, Adão Borges.

Para o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Portuário , Alex Bondan, o comércio de praia deve respeitar as normas ambientais e sanitárias que regem a região de Imbituba, já que a faixa costeira da cidade está dentro da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APABF). “Neste ano, incluímos na comissão que elabora o edital de comércio de praia os representantes da APABF, do Conselho Municipal de Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), entre outras, para aumentarmos o rigor das questões ambientais”, esclareceu Alex Bondan.

O curso da última quarta-feira foi ministrado pela equipe da Vigilância Sanitária, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA). Foram abordados tópicos como segurança alimentar, contaminantes alimentares, higiene e organização do local e do manipulador de alimento, uso de uniformes e equipamentos de proteção individual, normas sanitárias, bem como, cuidados com resíduos sólidos e líquidos.

Uma nova turma participará do curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos no dia 23/10, às 14 horas, na SEDETUR. Para acessar o edital clique aqui.

Continue lendo
Topo