Foto: Divulgação/SCTODODIA
Filhote de baleia-franca é encontrado morto em Garopaba
Animal de seis metros é o quarto encalhado na temporada reprodutiva em Santa Catarina
Publicado em
Animal de seis metros é o quarto encalhado na temporada reprodutiva em Santa Catarina
Por
Leticia Matos
Um filhote de baleia-franca foi encontrado sem vida neste fim de semana na Praia da Gamboa, em Garopaba, no Litoral Sul de Santa Catarina. O animal, um macho de aproximadamente seis metros de comprimento, é o quarto encalhado nesta temporada reprodutiva no estado.
O Protocolo de Encalhe da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca foi acionado e, na manhã de domingo (31), equipes do Projeto de Monitoramento de Praias – Bacia de Santos (PMP-BS), executado pelo Instituto Australis, realizaram o isolamento da área. À tarde, a necropsia foi conduzida pelo Laboratório de Zoologia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
Segundo os especialistas envolvidos no monitoramento, o número de encalhes registrados até o momento está dentro da normalidade para o período. A tendência, inclusive, é que esses casos aumentem em razão da recuperação populacional da espécie, que tem na costa catarinense uma das principais áreas de reprodução no país.
O Protocolo de Encalhes e Emalhes reúne diversas instituições, entre elas a APA da Baleia Franca/ICMBio, Instituto Australis, Associação R3 Animal, Udesc, Unesc, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos e Polícia Militar Ambiental. A ação conjunta busca garantir resposta rápida e adequada às ocorrências envolvendo a fauna marinha.
A presença da baleia-franca é considerada um indicador ambiental importante e também movimenta o turismo de observação na região, especialmente entre julho e outubro, quando fêmeas e filhotes ocupam o litoral catarinense.