Foto: Divulgação/CBMSC
Resgate em Orleans mobiliza bombeiros e Arcanjo
Três homens ficaram ilhados após acampamento; operação durou cerca de 12 horas e envolveu apoio aéreo
Publicado em
Três homens ficaram ilhados após acampamento; operação durou cerca de 12 horas e envolveu apoio aéreo
Por
Leticia Matos
Uma operação de resgate de grande complexidade mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) entre a noite de sábado (23) e a manhã deste domingo (24), no bairro Brusque do Sul, em Orleans, no Sul do estado. Três homens que acampavam às margens de um rio ficaram ilhados após a correnteza aumentar repentinamente.
O acionamento ocorreu por volta das 22h35 de sábado. Duas vítimas foram resgatadas ainda na noite, apresentando sinais de hipotermia. Já a terceira permaneceu em local de difícil acesso, isolada entre pedras e árvores.
Equipes de Orleans, São Ludgero e Braço do Norte atuaram durante a madrugada. No processo de resgate, o sargento Sampaio, do CBMSC, também foi arrastado pela correnteza e ficou ilhado, sendo retirado em segurança pela manhã. Ele teve ferimentos leves, sem fraturas confirmadas.
Diante das condições adversas, o helicóptero Arcanjo 01 foi acionado e decolou de Florianópolis às 7h47. A aeronave utilizou técnicas especiais para retirar a última vítima, que, após avaliação médica, foi considerada estável e liberada no local por volta das 10h30.
A operação contou ainda com o apoio do SAER (Serviço Aeropolicial da Polícia Civil). O CBMSC reforça que atividades de lazer em áreas de rios e matas devem ser planejadas com atenção à previsão do tempo e em locais de fácil acesso, para evitar riscos como os registrados em Orleans.