Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

Agosto Dourado na Capital reforça apoio à amamentação

Saúde
WhatsApp Image 2025 08 04 At 08.09.03
Créditos: Divulgação/PMF

Saúde

Agosto Dourado na Capital reforça apoio à amamentação

O Agosto Dourado é o mês dedicado à promoção do aleitamento materno e à conscientização sobre seus benefícios para a saúde da mãe e do bebê

Mulheres com dificuldades na amamentação ou que desejam manter o aleitamento após o retorno ao trabalho têm um espaço de acolhimento no centro da cidade. A Sala de Apoio à Amamentação, na Policlínica da Mulher e da Criança, é um ponto de orientação e cuidado materno infantil voltado ás puérperas, com foco na promoção e proteção ao aleitamento materno. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na Esteves Júnior – 89, com agendamentos pelo (48) 8873 1413.

As orientações são individualizadas e conduzidas por enfermeiras especialistas, com base em evidências científicas. As ações incluem consultas de amamentação no pós-parto, manejo de situações como dor durante a mamada, dificuldade de sucção e orientações sobre a necessidade de manutenção da lactação, principalmente após a licença maternidade para quem pretende manter a amamentação. Desde a inauguração, em março de 2023, 2.270 mulheres já utilizaram o espaço.

“Nosso objetivo é fortalecer o vínculo entre mãe e bebê nesse processo de alimentação, oferecendo nutrientes e protegendo contra doenças. Muitas chegam pensando em desistir, mas saem daqui confiantes e com um plano terapêutico individualizado para continuar amamentando sem dor”, explica Raquel Steimback, enfermeira responsável pelo serviço.

Em 2024, a Secretaria de Saúde do Estado – em parceria com o Ministério da Saúde, certificou a sala no projeto “Mulher Trabalhadora que Amamenta”, reconhecimento que reforça seu papel na promoção do aleitamento materno. Com base no artigo 396 da CLT, que garante dois intervalos diários de meia hora para mães de bebês de até seis meses, o espaço apóia mulheres que retornam ao trabalho e desejam continuar amamentando. Também é possível a realizar a extração e o armazenamento do leite, que pode ser levado para casa ou doado ao Banco de Leite Humano da Maternidade Carmela Dutra, fortalecendo a rede de apoio à saúde materno-infantil na capital.

Sobre o Agosto Dourado

O Agosto Dourado é o mês dedicado à promoção do aleitamento materno e à conscientização sobre seus benefícios para a saúde da mãe e do bebê. A cor dourada simboliza o “padrão ouro” da amamentação, considerada o alimento mais completo e seguro para os primeiros meses de vida. Instituída no Brasil em 2017, a campanha está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e reforça que apoiar a amamentação requer políticas públicas, ambientes acolhedores e redes de apoio profissionais e familiares.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo