Saúde
Agosto é o mês de conscientização contra o câncer de pulmão
CEPON já realizou mais de 80 cirurgias de câncer de pulmão de janeiro a julho de 2024
Santa Catarina é o sexto estado com mais casos de câncer de traqueia, brônquio e pulmão, segundo os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). O Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), realizou mais de 80 cirurgias de câncer de pulmão de janeiro a julho de 2024. Agosto é o mês de conscientização e diagnóstico precoce da doença.
“A taxa de cura de um paciente em estágio inicial chega a 90%. Então, é importante ficar atento quando a pessoa está com tosse com escarro de sangue ou ocorre a mudança do padrão de tosse”, afirma o diretor-geral do CEPON e cirurgião torácico, Dr. Marcelo Zanchet.
O câncer de pulmão é uma das principais causas de morte por neoplasias em todo o mundo. O mês destaca a importância de evitar os principais responsáveis por esse quadro: o cigarro e a exposição passiva ao tabaco.
“Pacientes com dor torácica, alteração em mãos, como o baqueteamento digital, em que a unha fica tipo um vidro de relógio, devem investigar se há lesões pulmonares”, frisa o cirurgião.
No Brasil, de acordo com o INCA, são estimados para 2024, cerca de 32.560 novos casos de câncer de pulmão. Na Região Sul, são observadas as taxas de incidência mais elevadas para homens e mulheres. Em homens, é a segunda neoplasia mais frequente na Região Sul (31,54 por 100 mil). Em Santa Catarina, estima-se 2.090 novos casos. Destes, 160 casos são esperados para Florianópolis.
A melhor forma de prevenir o câncer de pulmão é ficar longe dos fatores de risco, particularmente o cigarro. Mas para quem já se expôs ou continua se expondo a eles, é fundamental ter consciência sobre a importância da cessação do tabagismo e do exame de rastreamento.