Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Baixa procura por vacinação gera alerta da Saúde

Saúde
Vaccination 1215279 1280
Imagem: Pixabay/Banco Gratuito

Saúde

Baixa procura por vacinação gera alerta da Saúde

Cobertura não atinge nem 10% dos grupos prioritários

TUBARAO

Após a reportagem do SCTodoDia confirmar que os números de pessoas imunizadas contra a gripe na Amurel estão longe da meta estimada pela Regional de Saúde, o município de Tubarão divulgou um alerta sobre a baixa procura e adesão pelo imunizante.

De acordo com a Secretaria de Saúde do município, a cobertura vacinal, especialmente em crianças pequenas, gestantes e idosos, segue distante do ideal. A meta é vacinar 90% do total de pessoas prioritárias, o que corresponde a 31.663 indivíduos. Destes, apenas 3.007 pessoas se vacinaram, o que corresponde a apenas 9,5% de cobertura vacinal.

No entanto, os dados parciais mostram que apenas 5,85% das crianças de 6 meses a menores de 2 anos foram vacinadas, totalizando 116 doses. Entre as crianças de 2 a menores de 6 anos, o índice é ainda menor: apenas 1,18%, com 80 doses aplicadas. Entre os idosos, 12,38% foram imunizados, o que representa 2.715 doses, enquanto entre as gestantes a cobertura está em 9,68%, com 96 doses aplicadas.
Todas as Unidades Básicas de Saúde do município estão aplicando a vacina contra a gripe, além da Policlínica Central, que funciona com horário estendido, das 7h30 às 19 horas, com distribuição de senhas até as 18h30. A partir deste ano, a vacina da Influenza passou a integrar o Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), e idosos a partir de 60 anos e gestantes. Também fazem parte dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde as puérperas, trabalhadores da saúde, professores, profissionais das Forças de Segurança, caminhoneiros, entre outros.

Para se vacinar, é necessário apresentar, no caso das crianças, a carteira de vacinação e um documento de identificação. Já os adultos devem levar um documento com foto e um comprovante que ateste o pertencimento ao grupo prioritário.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo