Saúde
Balneário Gaivota registra 1º óbito por dengue
Boletim da Dive confirma 19 casos autóctones e alerta para uso de repelente e eliminação de criadouros
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC), por meio da Secretaria de Estado da Saúde, divulgou nesta sexta-feira (16) o Boletim Epidemiológico Semanal da Dengue em Balneário Gaivota. O relatório confirma um óbito relacionado à doença, além de um aumento expressivo no número de casos autóctones — quando a infecção ocorre dentro do próprio município.
Ao todo, o boletim registra 73 notificações, das quais: 19 casos foram confirmados como autóctones; 6 casos são alóctones (importados de outros municípios); 4 seguem como indeterminados; 35 foram descartados; 8 ainda aguardam resultado.
A Dive reforça a importância do uso contínuo de repelente e da mobilização comunitária para eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.
Alerta à população: elimine criadouros
Com o avanço dos casos, a Secretaria de Saúde de Balneário Gaivota, reforça o pedido de colaboração da população para dedicar, diariamente, 10 minutos ao cuidado com seus pátios e quintais, eliminando qualquer local que possa acumular água.
Equipes de agentes de endemias e saúde estão atuando diretamente nos bairros onde foram identificados focos do mosquito, realizando orientações, entrega de panfletos e visitas domiciliares.
Como prevenir a dengue:
Elimine recipientes que acumulem água: pneus, garrafas, vasos, calhas e caixas d’água abertas;
Use repelente diariamente;
Instale telas em janelas e portas;
Use roupas de manga comprida, principalmente em áreas com incidência do mosquito;
Mantenha calhas limpas e sem obstruções;
A colaboração de todos é fundamental para proteger a comunidade e evitar novas mortes por dengue no município;