Saúde
Banco de Leite Materno de Criciúma atende quase 30 bebês por mês
Agosto Dourado é o mês de incentivo ao aleitamento materno
Agosto é o mês de incentivo ao aleitamento materno, mais conhecido como Agosto Dourado. A amamentação é o único fator que pode reduzir em 13% a mortalidade infantil, por causas evitáveis. Atualmente o estoque do Banco de Leite Materno não está suprindo a demanda de bebês que necessitam da doação de leite.
Atualmente o Banco de Leite atende de 25 a 30 bebês por mês, com 33 doadoras ativas. “As doadoras doam por um período de quatro ou cinco meses, então temos que estar sempre fazendo a captação de novas doadoras devido a rotatividade”, afirmou a coordenadora de enfermagem do Banco de Leite, Edileia Silva Camilo.
O leite materno é importante para os bebês, principalmente os que estão internados em Unidades de Terapias Intensivas (UTI), e não podem ser amamentados pelas próprias mães. “Doar leite materno humano é um gesto que salva vidas”, enfatizou a coordenadora.
Um litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Dependendo do peso do bebê prematuro, uma ml é suficiente para o nutrir cada vezes em que for alimentado.
“Os bebês que estão internados e não podem ser amamentados pelas próprias mães têm a chance de receber os benefícios do leite materno com a sua doação. Com ele, a criança se desenvolve com saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegida de infecções e alergias”, concluiu Edileia.