Saúde
Brasil é o primeiro país da América Latina a realizar transplante de útero
Procedimento aconteceu entre duas irmãs no dia 17 de agosto em São Paulo
Publicado em
Procedimento aconteceu entre duas irmãs no dia 17 de agosto em São Paulo
Por
Laura Silva
O primeiro transplante de útero bem-sucedido entre duas pessoas vivas da América Latina foi realizado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. O procedimento aconteceu entre uma mulher que nasceu sem o órgão, por conta de uma síndrome rara, e a própria irmã. A cirurgia foi realizada no dia 17 de agosto.
O procedimento representa um avanço significativo da medicina reprodutiva e foi conduzido pela Divisão de Ginecologia e pelo Serviço de Transplante de Fígado e Órgãos do Aparelho Digestivo do HCFMUSP. O doutor responsável pelo transplante foi Luiz Augusto Carneiro D’Albuquerque.
A iniciativa ocorreu em parceria com uma equipe médica sueca chefiada por Mats Brännström, precursor na realização de transplante uterino no mundo e que possibilitou o nascimento do primeiro bebê a partir de um útero transplantado, em 2014.
A paciente que recebeu o útero segui sendo acompanhada por uma equipe de Ginecologia do HCFMUSP e poderá realizar a primeira fertilização in vitro (FIV) cerca de seis meses após o transplante uterino.