Saúde
Capivari de Baixo recebe selo por excelência em prevenção ao HIV
O selo foi entregue em uma cerimônia realizada em Florianópolis
Publicado em
O selo foi entregue em uma cerimônia realizada em Florianópolis
Por
Vitor Wolff
A Secretaria de Saúde de Capivari de Baixo recebeu, na quarta-feira (11), o Selo do Programa de Boas Práticas em IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, em cerimônia realizada em Florianópolis. O prêmio foi concedido pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, e apenas 52 municípios de Santa Catarina, entre 295, alcançaram esse reconhecimento. Representando Capivari de Baixo, o secretário de Saúde Plínio da Silva Vieira, a enfermeira Adriana Cardoso Borges e o técnico de enfermagem Valmir Garcia participaram do evento.
Esse selo está alinhado aos critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), como parte de uma estratégia do Ministério da Saúde para eliminar a transmissão vertical do HIV. A certificação reforça o compromisso do Sistema Único de Saúde (SUS) em melhorar ações de prevenção, diagnóstico e tratamento de gestantes e crianças, além de aprimorar a vigilância epidemiológica e monitoramento das políticas públicas relacionadas a doenças infecciosas.
A transmissão vertical de infecções pode ser evitada com a realização adequada de testes e cuidados durante o pré-natal, oferecidos gratuitamente pelo SUS. O município de Capivari de Baixo conta com o programa desde 2002, criado pelo enfermeiro Robson Sampaio Lopes. Quanto mais cedo o pré-natal é iniciado, maiores são as chances de sucesso para evitar a transmissão de infecções durante a gestação, parto ou amamentação.