Saúde
Conheça alimentos que ajudam a ganhar massa muscular
Nutricionistas destacam opções acessíveis e ideais para quem treina em academias catarinenses
O ganho de massa muscular é um dos principais objetivos entre homens e mulheres que frequentam academias e praticam musculação. Para alcançar resultados eficazes, além de treinos personalizados, a alimentação adequada exerce papel central na construção e recuperação muscular.
Especialistas recomendam que, antes do exercício, a refeição inclua nutrientes energéticos que aumentem força e resistência, previnam a hipoglicemia e o catabolismo. Já após a atividade, o ideal é consumir proteínas de alto valor biológico em até 30 minutos, favorecendo a regeneração das fibras musculares.
Uma variedade de alimentos acessíveis e nutritivos pode ser incorporada à rotina para auxiliar nesse processo. Amêndoas são ricas em proteínas, fibras e vitamina E, ajudam na recuperação muscular e no controle da glicose, enquanto o iogurte grego tem o dobro de proteína do iogurte comum, favorece a síntese muscular e a saúde óssea.
Leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico) são fontes de proteína vegetal e energia, com baixo teor de gordura e os peixes contêm proteínas magras e ômega-3, que reduz inflamações e melhora a sensibilidade à insulina. Já os ovos são uma proteína completa com todos os aminoácidos essenciais e micronutrientes importantes e o frango oferece aminoácidos essenciais, vitamina B6 e selênio, promovendo construção muscular e recuperação.
O queijo cottage é uma proteína de digestão lenta, com baixo teor calórico e alto valor biológico; a aveia é um carboidrato de baixo índice glicêmico, ideal como fonte de energia pré-treino; e a quinoa é uma proteína vegetal completa, comparável à animal, rica em fibras e minerais. O arroz integral fornece energia constante, com vitaminas do complexo B que apoiam o metabolismo, a chia é rica em proteínas, fibras e ômega-3, excelente para recuperação muscular, e o abacate: oferece gorduras boas, potássio e fibras que colaboram na saúde muscular e equilíbrio corporal.
Segundo nutricionistas, a combinação desses alimentos, aliada a uma rotina de treino adequada, pode potencializar significativamente os resultados, contribuindo para um estilo de vida mais saudável e ativo.