Saúde
Consumo moderado de frutas ajuda a controlar diabetes
Estudos indicam que frutas inteiras reduzem a glicose em jejum e protegem o coração
Para pessoas com diabetes tipo 1 ou 2, frutas não precisam ser cortadas da alimentação — desde que consumidas com moderação e de forma estratégica. Segundo uma meta-análise publicada em 2023, o consumo regular de frutas inteiras ou secas pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue em jejum e também diminuir o risco de complicações cardiovasculares.
Ao contrário dos açúcares processados de refrigerantes ou biscoitos, o açúcar natural das frutas vem acompanhado de fibras, que retardam sua absorção pelo organismo. Isso reduz os picos de glicemia, tornando a fruta uma opção mais segura para diabéticos.
Em artigo recente da Universidade de Harvard, a recomendação é consumir até três porções por dia — uma xícara de frutas frescas por refeição ou meia xícara, no caso de frutas mais densas como banana ou manga. Associar as frutas a alimentos com gordura saudável ou fibras, como castanhas e grãos, também ajuda a controlar os índices glicêmicos.
Entre as frutas mais indicadas para diabéticos estão o kiwi e a clementina, ambas ricas em fibras, vitamina C e antioxidantes. Frutas silvestres como amora, framboesa e mirtilo também são aliadas, pois ajudam a aumentar a sensibilidade à insulina.
O alerta é para o consumo excessivo de frutose, que pode levar ao aumento da glicemia. O equilíbrio, portanto, é a chave: saber escolher e dosar faz toda a diferença para manter o controle da doença e a qualidade de vida.