Saúde
Criciúma intensifica campanha de vacinação contra a coqueluche
Imunizante pode ser aplicado em gestantes, profissionais da saúde e trabalhadores de escolas infantis
Com o aumento dos casos de coqueluche em Criciúma, o município intensificou a campanha de vacinação nos postos de saúde. De segunda a sexta-feira, as salas de vacinas de 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas em horário estendido, das 7h às 19h, para a atualização do calendário vacinal.
As UBSs participantes são: Rio Maina/Wosocris, Boa Vista, Pinheirinho, Santa Luzia, São Defende, São Sebastião, Mineiras, Próspera, Quarta Linha, Mina do Mato, Centro e Santa Bárbara. Nos sábados, a UBS da Boa Vista, estará com horário especial, das 7h às 16h.
No último sábado (26), 13 UBSs funcionaram das 8h às 17h, com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal da população. De acordo com o secretário de Saúde, Deivid Freitas, aproximadamente 300 doses, incluindo outros imunizantes, foram aplicadas. “É importante que as pessoas, principalmente os pais de crianças pequenas, saibam que a vacina é a principal forma de prevenção”.
O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou na última sexta-feira (25) um alerta sobre a ocorrência de casos de coqueluche no município. Dois casos dentre nove suspeitos foram confirmados, os cinco restantes aguardam a confirmação, mas já estão sendo tratados em isolamento. Além disso, sete casos já foram descartados.
Grupos que podem receber o imunizante:
– Gestantes, a partir da 20 semanas de gestação, com a vacina tríplice bacteriana acelular tipo adulto;
– Profissionais de saúde, estagiários e parteiras tradicionais, considerando o histórico vacinal de difteria e tétano;
– Trabalhadores da saúde que atuam em serviços públicos e privados, em ginecologia e obstetrícia, parto e pós-parto, UTI, UCI neonatal, berçários e pediatria;
– Trabalhadores que atuam em escolas infantis, com atendimento de crianças até quatro anos de idade.