Saúde
Criciúma registra mais de 400 diagnósticos de parkinson
Região Carbonífera conta com grupo de apoio a pessoas com parkinson
A região carbonífera conta com as atividades do Núcleo de Apoio ao Parkinsoniano, Stabile. A iniciativa tem como objetivo ajudar as pessoas com parkinson, fazendo que elas fiquem cada vez mais informadas sobre a doença. Em Criciúma já foram registrados 495 portadores diagnosticados com a doença.
O núcleo presta apoio e dá orientações desde 2023. “Queremos orientar os portadores da doença, e informar sobre os tratamentos alternativos, atividades físicas, medicamentos, grupos de fisioterapia e encontros em grupo”, afirmou a presidente do núcleo, Tatiana Felisbino.
O núcleo funciona de segunda a sexta-feira em horários alternados, segunda, quarta e sexta o horário de atendimento é das 9h às 12, já terça e quinta o atendimento é das 13h30 às 17h. No núcleo os portadores da doença podem encontrar fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas que auxiliam no tratamento.
O parkinson é uma doença degenerativa que afeta a parte motora do corpo, causando a perda dos movimentos. Os principais sintomas são a dificuldade na fala, em se movimentar, fraqueza e tremores.