Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Criciúma tem ‘dia municipal de apoio aos portadores de parkinson’

Saúde
Foto: Divulgação/Stabile

Saúde

Criciúma tem ‘dia municipal de apoio aos portadores de parkinson’

Instituição de Criciúma apoia e orienta pessoas que possuem parkinson na Região Carbonífera

Publicidade

Pela primeira vez em Criciúma, o dia 5 de setembro será marcado pelo dia municipal de conscientização e apoio aos portadores da doença de parkinson. Depois de quase um ano de funcionamento, o Núcleo de Apoio ao Parkinsoniano, o Stabile, vêm atendendo cerca de 90 pessoas diagnosticadas com a doença na Região Carbonífera (Amrec).

O projeto recebe apoio da Prefeitura Municipal de Criciúma e também da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), e tem o objetivo de apoiar e orientar os portadores da doença sobre tratamentos e oportunidades. A instituição atua como fonte educacional oferecendo informações para o parkinsoniano e suas famílias.

“Mesmo recebendo o diagnóstico de uma doença que não tem cura, ainda há muito para viver. Queremos deixar claro para o recém diagnosticado que a vida não para por aqui”, afirma a presidente da Stabile, Tatiana Fernandes D’agostin Felisbino, diagnosticada com a doença aos 37 anos.

A sede da Stabile fica localizada na rua Anita Garibaldi, no 4° andar do Edifício Central, anexo ao camelódromo, no Centro de Criciúma. A instituição conta com o apoio do vice-presidente, Pedro Carlos Mendes, diagnosticado há sete anos.

“Começamos o nosso primeiro encontro com 17 participantes. Atualmente, além dos 90 inscritos, acreditamos que já impactamos o dobro de pessoas indiretamente”, destacou o vice-presidente.

A Stabile, além de promover palestras e eventos de conscientização, desenvolve rodas de conversa a cada 15 dias com uma nutricionista. Além disso, conforme a necessidade dos pacientes, atendimentos com um neurologista parceiro são oferecidos. As consultas ocorrem duas segundas-feiras por mês com agendamento prévio.

Continue lendo
Topo